
Com os últimos três capítulos lançados nesta terça-feira, 1º de julho, a minissérie Coração de Ferro chega ao fim no Disney +. A nova produção da Marvel, que encerra a fase 5 do MCU, tem uma proximidade com o icônico personagem Homem de Ferro apenas na base da referência. Não há uma conexão direta.
Riri Williams, a protagonista da trama, não está seguindo os passos de Tony Stark, o Homem de Ferro. Ela cria seu caminho único, adotando uma identidade própria.
Na origem dos quadrinhos, Riri tem uma forte amizade com Tony, que a aconselha de diversas formas na construção da armadura altamente tecnológica. Ela, contudo, não tem a riqueza nem a influência do chefe das Indústrias Stark.
Só para constar… nas HQs, após os eventos da segunda Guerra Civil, o Homem de Ferro entra em coma e Riri assume o manto de heroína com o apoio de uma inteligência artificial baseada na mente de Stark.
A adaptação televisiva, porém, se dedicou a mostrar que Riri tem condições de forjar seu próprio legado independente de Tony Stark.
Coração de Ferro nos quadrinhos
A personagem apareceu pela primeira vez em 2016, em HQ do Homem de Ferro. O quadrinista brasileiro Mike Deodato teve participação na criação dos fundamentos da personagem. O visual dela foi inspirado na atriz Skai Jackson, famosa na época por causa de Jessie, popular série teen da Disney.
A origem de Riri é Chicago. Na adolescência, teve de superar duas tragédias: a perda do padrasto e de sua melhor amiga, vítimas de balas perdidas. Então, ela teve a ideia de copiar o Homem de Ferro, criando um traje altamente tecnológico para proteger as pessoas da cidade.
Superdotada, com 15 anos entrou no MIT, uma das melhores universidades do mundo, especializada em tecnologias. Lá, Riri Williams encontrou o que precisava para construir a armadura. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br