DIVULGAÇÃO/CBS
Jim Parsons e Mayim Bialik em The Big Bang Theory
Eis uma notícia que deixaria Sheldon Cooper orgulhoso. O número de contratos de namoro no país, catalogados oficialmente, disparou, segundo dados do Colégio Notarial do Brasil (CNB). Em 2023, foram firmados 126 acordos do tipo, aumento de 32% em comparação a 2022. Neste ano, até maio, 44 casais assinaram um documento formalizando a relação afetiva.
Existem motivações bem sérias e reais por trás dessa investida, como proteger patrimônio ou deixar claro, sem sombras de dúvida, que não há nenhuma intenção de se constituir família. Mas os contratos também contam com cláusulas bem particulares, a lá Sheldon, personagem de Jim Parsons na comédia The Big Bang Theory, conhecido por fazer contratos de todo tipo para qualquer relação, incluindo namoro.
Dos contratos registrados no Brasil, tem pontos como proibição de qualquer tipo de vício, obrigação de dizer “eu te amo”, ruptura caso alguém mude drasticamente de comportamento, regras no uso de plataformas de streaming, cuidados com animais de estimação, tipo de presente dado em datas comemorativas… e por aí vai.
Em The Big Bang Theory, o contrato de namoro entre Sheldon e Amy Farrah Fowler (Mayim Bialik), elaborado por Sheldon, tinha 31 páginas. Confira alguns tópicos desse acordo, caso precise de inspiração:
- Ela é obrigada a cuidar dele quando ele estiver doente (e vice-versa).
- Andar de mãos dadas ou segurar a mão do outro só em ocasiões extremas, como: se um dos dois estiver caindo de um penhasco ou dar suporte moral durante uma injeção.
- Um passeio formal típico de namorados (date night) será realizado sempre em toda segunda quinta-feira de um mês. Se o mês tiver cinco quintas, o encontro será na terceira quinta-feira.
- Beijo na boca só uma vez por mês, durante o date night.
- Se ela quiser viajar ou fazer algo, tem de avisar ele com 72 horas de antecedência.
Ao divulgar os dados de contratos de namoro no Brasil, o CNB alertou que eles não são reflexo da totalidade dos acordos, isso porque muitos casais fazem contratos sem necessariamente firmá-los em cartório.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br