ALIANÇA HISTÓRICA

Contra Netflix, 8 emissoras europeias se unem para produzir séries de ponta

Grupo vai financiar, realizar e distribuir dramas de alta qualidade
REPRODUÇÃO
Logotipos das emissoras europeias que formaram aliança inédita
Logotipos das emissoras europeias que formaram aliança inédita

Em uma aliança sem precedentes na história do mercado televisivo, oito emissoras europeias se uniram no que está sendo chamado de “maior colaboração da Europa” sobre séries dramáticas. O objetivo dessa parceria gigantesca é coproduzir, pelo menos, oito séries a cada ano. O acordo trianual visa combater a Netflix e outras plataformas americanas de streaming que estão no Velho Continente.

O grupo ganhou o nome de New8. As emissoras que formam o time pesado são: ZDF (Alemanha), NPO (Holanda), VRT (Bélgica), SVT (Suécia), DR (Dinamarca), YLE (Finlândia), RÚV (Islândia) e NRK (Noruega).

O acordo foi anunciado nesta terça-feira (10) na Mia, feira do mercado audiovisual realizada em Roma, capital da Itália. Contra a enxurrada de séries hollywoodianas, essas oito emissoras vão produzir, em conjunto, atrações locais de ponta e prestigiadas, além de compartilhar produções umas com as outras. E a própria organização New8 vai vendê-las para o resto do mundo.

A ideia é que cada emissora ajude no financiamento e logística de uma série determinada tocada por outra coirmã. “O aspecto-chave dessa colaboração é assegurar ampla distribuição para cada projeto”, disse a New8, em nota.

Hans-Jørgen Osnes, executivo da NRK, disse em painel na Mia que “a meta [do New8] é permanecer relevante em um cenário bastante competitivo e atender às altas expectativas do público.”

O New8 se reunirá quatro vezes por ano, com cada emissora tendo a oportunidade de apresentar diversos projetos dignos de serem impulsionados pelo grupo.

Para Elly Vervloet, diretora de drama da VRT, a colaboração é boa para todas as partes envolvidas. Ainda mais pensando no público-alvo das atrações a serem produzidas: faixa entre 18 e 45 anos, focando principalmente nos jovens europeus que consomem muitas séries americanas que não necessariamente tratam de situações comuns a eles.

“Esse acordo vai ser muito importante para os telespectadores mais jovens”, afirmou Elly. “Todos nós sabemos como é difícil e complicado financiar séries de alta qualidade. Agora, podemos projetar, analisar um orçamento e investir nas séries uns dos outros, tendo assim acesso a dramas prestigiados. Todo mundo sai ganhando”.


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross