
Após o fim de 911: Lone Star, no começo do mês, a franquia 911 (Disney+) ganhou um novo filhote. A próxima história do drama socorrista será ambientada na cidade de Nashville; a 911 original se passa em Los Angeles, enquanto Lone Star teve seu QG em Austin, Estado do Texas. Acima de tudo, a opção pela capital da música country foi estratégica, priorizando o ponto de vista financeiro.
Nos Estados Unidos, existe uma guerra fiscal entre cidades, que oferecem diversos benefícios, como redução de impostos e afins, para atrair grandes produções da TV. Isso se deve ao retorno que uma série do porte de 911 oferece, de forma direta ou indireta, ao erário.
De início, o time de produtores, liderado pelo showrunner Ryan Murphy, mirou Las Vegas como possível pano de fundo para o mais novo spin-off; não rolou. Outros lugares foram considerados, incluindo o Havaí, mas pesou contra o fato de ser extremamente custoso gravar uma série na ilha paradisíaca.
Correndo por fora, Nashville chamou a atenção mais pelo incentivo fiscal que colocou na mesa do que pelos aspectos urbanos. Ela foi a escolhida e acabará sendo um cenário interessante de ser visto, pois a cidade está fora do radar de outros municípios próximos que atraem a indústria hollywoodiana, como Atlanta e Memphis.
Nashville tem o apelido de Capital da Música, contudo o ritmo que impera ali é o country. Tanto que a cidade mais populosa do Estado do Tennessee batizou a famosa série Nashville, sobre as jornadas de vários cantores fictícios do country, bem no berço desse gênero. Essa é a série mais conhecida que foi situada e gravada na cidade.
911: Nashville segue sendo uma produção da 20th Television, estúdio do grupo Disney. O drama socorrista está confirmado, na rede americana ABC, para a temporada 2025-2026. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br