A Globo lança, nesta terça-feira (22), a segunda temporada do drama nacional Segunda Chamada, logo após Rensga Hits! (por volta das 23h). A série imperdível retorna mais visceral do que antes, apresentando o universo problemático do ensino noturno para jovens e adultos. E bem na estreia da nova leva, o lendário artista Moacyr Franco rouba a cena com um personagem especial.
O ator interpreta Gilsinho, um dos novos matriculados no curso baseado na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Seu personagem idoso, meigo, cativa o público de cara; ele sofre de Alzheimer e, antes de esquecer de tudo, quer concluir os estudos.
Moacyr Franco encarnou o papel aos 84 anos, em 2021, quando os novos episódios de Segunda Chamada estrearam no Globoplay, o streaming da Globo. Franco chama a atenção pela destreza na atuação em uma série dramática e bem real, camada distante da veia humorística, jocosa e descompromissada, pela qual ficou mais conhecido.
A história de Segunda Chamada (nova temporada)
Na segunda temporada de Segunda Chamada, uma nova realidade vem à tona com a chegada de alunos em situação de rua. Paralelo a isso, o número de matrículas diminuiu, fato que ameaça até a existência do curso na Escola Carolina Maria de Jesus.
A criação dos personagens sem residência fixa e a ideia de matriculá-los como alunos surgiu enquanto as autoras, Carla Faour e Júlia Spadaccini, andavam pelas ruas de grandes cidades, cada dia mais tomadas por homens, mulheres e crianças desabrigadas.
Mostrar a realidade de pessoas em situação de rua é algo delicado, principalmente considerando todos os preconceitos que esses indivíduos enfrentam. Mas o que dizer quando se fala do direito à educação para essa camada mais desassistida da sociedade?
E o que acontece quando eles passam a conviver com outro grupo de pessoas já matriculadas, também necessitadas e repletas de problemas? São esses os questionamentos das autoras que deram origem à trama.
“Se na primeira temporada tratamos das histórias de pessoas que têm tão pouco, na segunda contamos as dificuldades de estudantes mais necessitados ainda”, explica Júlia, em entrevista à própria Globo.
“O convite que fazemos ao público é: se juntarmos as experiências dos alunos já matriculados com a vida daqueles que sequer tem onde morar, o que acontece? Os conflitos não podem deixar de surgir, mas todos precisarão encontrar um modo de conviver.”
Na parte dois de Segunda Chamada, após fazer as pazes com o passado, Lúcia (Debora Bloch) decide não ignorar o chamado de sua vocação e volta à escola que tanto ama.
Lúcia se surpreende ao ver como Sônia (Hermila Guedes), professora de história e geografia, está decidida a assumir as rédeas da própria vida após se livrar do marido violento e acreditar ser merecedora do respeito e do amor de seus filhos e, principalmente, de Marco André (Silvio Guindane).
O professor de artes espera ansioso para construir um futuro com Sônia, mesmo que a recente descoberta envolvendo o seu passado não saia de seus pensamentos; os envolvidos sigam sem imaginar que tudo pode mudar a qualquer momento.
Gravada em São Paulo, a segunda temporada de Segunda Chamada é composta de seis episódios. O drama vai ao ar às terças e quintas após a série Rensga Hits!; às quartas, a exibição é depois do programa futebolístico Segue o Jogo.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br