A Netflix iniciou a produção do filme de Peaky Blinders, continuação da famosa série homônima. Para celebrar essa marca, foi divulgada a primeira foto do longa, mostrando o ator Cillian Murphy retornando à pele do gângster Tommy Shelby. O fim da narrativa mostrada na atração televisiva se deu em meados dos anos 1930; o filme se passa durante acontecimentos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Com colaboração da BBC Film, a nova história de Peaky Blinders terá a direção de Tom Harper, que comandou três episódios da primeira temporada da série, em 2013. O roteiro é de Steven Knight, criador do drama criminal.
Quando o público viu Tommy Shelby pela última vez, na sexta temporada, ele estava cavalgando um cavalo branco, decidido recomeçar a vida. O que o novo filme reserva para ele? Além de ter a Segunda Guerra como pano de fundo, Knight revelou pouco sobre o enredo do longa. Por enquanto, o segredo prevalece.
Leia no Diário de Séries – Os Peaky Blinders da vida real; conheça a história por trás da série
Em português, a série Peaky Blinders ganhou o subtítulo de Sangue, Apostas e Navalhas. Foi exibida originalmente na rede britânica BBC, de 2013 a 2022. A Netflix fez o drama estourar em todo o mundo, tornando-se bastante popular no Brasil.
A cidade de Birmingham, Inglaterra, logo após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é o cenário da trama sobre a família Shelby, liderada pelo astuto e implacável Tommy Shelby (Murphy). Ele é o líder da gangue Peaky Blinders, assim chamada por esconder lâminas nas abas de seus chapéus.
Marcada por uma estética estilizada, a série acompanha a ascensão de Tommy e sua família no mundo do crime, envolvendo-se em negócios ilegais, jogos de poder e relações com figuras influentes. Eles enfrentam rivais criminosos, a polícia e figuras políticas, enquanto Tommy busca consolidar sua família como uma força poderosa.
Com temas de lealdade, poder, ambição e violência, o drama também explora o impacto de conflitos e as mudanças sociais da época.
As seis temporadas de Peaky Blinders estão disponíveis na Netflix. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br