
Encerrada na última quinta-feira (24), Chespirito: Sem Querer Querendo se tornou a série latino-americana de maior sucesso da história da HBO Max, segundo informações do próprio streaming da Warner.
A trama biográfica sobre o lendário comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños (interpretado por Pablo Cruz Guerrero) alcançou o primeiro lugar em audiência e atraiu uma onda de novos assinantes, não apenas no México, mas em toda América Latina.
O fenômeno não parou nas fronteiras do continente. Em seu primeiro mês, a série ficou entre os cinco títulos mais assistidos em todo o mundo.
Chespirito: Sem Querer Querendo retratou a trajetória do humorista criador de personagens e programas icônicos da TV, como Chaves e Chapolin Colorado. Ao longo de oito episódios, a narrativa não somente reviveu o legado de Chespirito, apelido de Roberto, mas o reinterpretou com um olhar íntimo, profundo e comovente.
Desde aqueles que cresceram com seus personagens até as novas gerações que descobriram sua genialidade pela primeira vez, a série Chespirito conseguiu se conectar emocionalmente com milhões de pessoas.
Por ser uma produção com caráter oficial, tendo a colaboração criativa de Roberto Gómez Fernández, filho de Chespirito, temia-se que a série fosse chapa branca, ou seja, que acobertasse os podres do humorista, pintando-o assim como um ídolo imaculado. Mas não foi isso o que aconteceu.
Bem crua e sincera, Chespirito: Sem Querer Querendo também chamou a atenção pelo cuidado na produção. O projeto se concretizou após seis anos de pesquisa, centenas de entrevistas com familiares, amigos e colegas; e mais de 180 horas de material.
Todo esse trabalho foi enriquecido com objetos e esboços originais, trajes autênticos e a emblemática máquina de escrever de Chespirito, que ajudaram a dar forma a uma história tão real quanto cativante. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br