
O assinante recém-chegado ao Prime Video, o streaming da Amazon, se depara com um cardápio bem diversificado de séries, pois estão ali não apenas produções originais da plataforma, mas também aquelas adquiridas de terceiros. Isso acaba sendo bom para o cliente, pois a oferta de boas opções é bastante vasta e satisfaz todos os gostos.
Para não se perder na caça por algo a assistir, o Diário de Séries separou dez séries essenciais do Prime Video que precisam estar na lista de prioridades, merecedoras de ser vistas antes de qualquer outra. Confira:
Dez séries essenciais para assistir no Prime Video

Fleabag
2016-2019
Duas temporadas; 12 episódios
Uma das séries deste século que melhor conversa com o público jovem, Fleabag é imperdível. A comédia britânica trata com acidez a vida de uma jovem (interpretada pela multipremiada Phoebe Waller-Bridge) confusa, tarada e temperamental na cidade de Londres.
Com um roteiro impecável, a série envolve o espectador na jornada dessa personagem, cujo nome não é citado. Há uma dose trágica que deixa a história comovente. O impacto de Fleabag é tanto que frequentemente cenas da atração viralizam nas redes sociais, sem mais nem menos.

Hanna
2019-2021
Três temporadas; 22 episódios
É raro uma série conseguir imitar aquela pegada intensa dos filmes de ação que se destacam nos cinemas. Hanna é exemplo de como isso pode ser (bem) feito. Sem dúvida, o drama é uma das melhores séries de ação e espionagem já feitas para a TV.
A excelente atriz Esme Creed-Miles vive a garota Hanna, que foi criada para ser uma super soldado, integrante de um programa ultra secreto da CIA, a agência de inteligência americana. Com um ótimo elenco (Joel Kinnaman, Mireille Enos e Ray Liotta), o drama não dá brecha para o marasmo e é eletrizante do início ao fim.

Jack Ryan
2018-em andamento
Duas temporadas; 18 episódios (a série tem mais duas temporadas confirmadas)
Trazendo para a tela o famoso personagem da literatura, criado por Tom Clancy, Jack Ryan se tornou uma das principais bandeiras do Prime Video, sendo sucesso no mundo todo. Tal qual Hanna, a atração aposta em cenas de ação quentes, com muita perseguição, tiroteios, explosões e afins.
Um diferencial de Jack Ryan é abordar temas políticos durante os episódios. Os casos investigados por agentes da CIA caem para esse lado, seja investigando líderes extremistas do islã ou a corrupção na Venezuela.

Little Fires Everywhere
2020
Minissérie; oito episódios
Só pela dupla de protagonistas dá para sentir que Little Fires Everywhere é pesada: Reese Witherspoon (The Morning Show) e Kerry Washington (Scandal). Baseada no livro homônimo, traduzido em português como Pequenos Incêndios Por Toda Parte, a minissérie entrega um verdadeiro show de atuação do elenco, inseridos dentro de uma trama cheia de clichês de alta qualidade.
A cidade onde tudo se passa é fundamental para a história, por ser pacata e fincada na utopia da harmonia e da ordem. Quem exemplifica isso é a jornalista Elena Richardson (Reese), casada com um advogado e pai de quatro adolescentes. O clima ameno é quebrado com a chegada na cidade da artista plástica Mia Warren (Kerry), que passa a trabalhar como diarista de Elena. Maternidade e vida familiar estão no centro da temática da atração.

Mr. Robot
2015-2019
Quatro temporadas; 45 episódios
Histórias inspiradas em Robin Hood estão por toda a parte. Que tal esta: um programador, engenheiro de segurança de dia e hacker justiceiro à noite, adentra em uma organização que planeja um golpe nunca antes executado, o de apagar a dívida de todas as pessoas, quebrando assim a banca de um dos maiores conglomerados do planeta que detém 70% da fatia do crédito mundial voltado ao público consumidor.
Mr. Robot explora o mundo do capitalismo com uma crítica única, original e inteligente no mais alto grau possível. O drama está na lista das maiores séries dos últimos tempos não apenas pela história narrada, mas pelo cuidado com todos os detalhes técnicos. Direção e fotografia são duas coisas que chamam muito a atenção.

O Homem do Castelo Alto
2015-2019
Quatro temporadas; 40 episódios
O Homem do Castelo Alto foi uma das primeiras produções feitas pelo Prime Video, tempo no qual não se sabia nem como era o certo chamar a plataforma, então mal falada por disponibilizar catálogo de fazer inveja a uma locadora empoeirada. Com razão, a preciosamente bem acabada atração distópica se destacava.
A série narra uma versão diferente do mundo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A Alemanha nazista saiu vitoriosa do conflito, e os derrotados Estados Unidos foram ocupados: os alemães ficaram com territórios ao leste enquanto os japoneses tomaram o oeste, à beira do Oceano Pacífico. O drama navega nessa visão fantasiosa de como o planeta seria dentro desse cenário, incorporando nos episódios elementos fantásticos e surreais.

Sentença
2022-em andamento
Uma temporada; seis episódios
Lançada neste ano, Sentença se colocou no topo das produções brasileiras feitas pelo Prime Video. Protagonizada por Camila Morgado, na pele da advogada criminal Heloísa Luz, a série jurídica ambientada em São Paulo prima pela qualidade técnica, com ótima fotografia, direção de arte e roteiro.
Heloísa fica sob os holofotes ao assumir um caso que chocou o Brasil. Ela passa a defender uma suposta assassina de um policial e se vê em meio a uma situação que envolve o líder da maior facção criminosa do país e pessoas misteriosas que o querem morto.

The Boys
2019-em andamento
Três temporadas; 24 episódios (a quarta leva está confirmada)
Chocando os assinantes do streaming da Amazon desde 2019, The Boys é uma série quase inconteste. Baseada em uma HQ homônima e fiel à missão de parodiar todo o universo dos heróis tipo Marvel e DC, a atração está entre as mais importantes da plataforma.
Números de audiência nas alturas comprovam o alcance da série. Fora isso, ela conseguiu um feito surpreendente até mesmo para os fãs mais fiéis: foi indicada ao Emmy de melhor drama. Fato é que a desconstrução dos heróis funciona perfeitamente, graças a uma atuação do elenco ímpar, com destaque para Antony Starr, que vive uma mistura de Capitão América com o Superman.

The Marvelous Mrs. Maisel
2017-em andamento
Quatro temporadas; 34 episódios (a quinta e última leva está confirmada)
A excelente The Marvelous Mrs. Maisel tem um lugar reservado na história: foi a primeira produção dos streamings a vencer o Emmy de melhor comédia, feito conquistado em 2018 pela temporada de estreia. Após isso, todas as outras levas também concorreram ao Oscar da TV nessa categoria.
Dona de um humor impagável e puramente divertida, The Marvelous Mrs. Maisel mistura vastos temas enquanto usa como pano de fundo a Nova York dos anos 1950 e 1960. A trama acompanha as aventuras de uma dona de casa dondoca que se divorcia do marido e decide virar comediante de stand-up.

Transparent
2014-2019
Cinco temporadas; 41 episódios
A primeira série que representou com louvor o Prime Video no Emmy foi Transparent. Em 2015, pela temporada de estreia, a série foi indicada a 11 prêmios, incluindo melhor comédia, e ganhou cinco estatuetas, sendo uma de melhor ator para Jeffrey Tambor.
Ele foi o absoluto destaque na trama, sobre a história de Maura (Tambor) se identificando como pessoa trans e vivendo essa realidade dentro da família e na sociedade. O elenco de apoio é fenomenal e também premiado, apresentando nomes tipo Judith Light, Gaby Hoffmann e Kathryn Hahn.
Tambor, porém, saiu manchado de Transparent. Em 2018, ele foi acusado de praticar assédio sexual nos bastidores da série. Em seguida veio a demissão e o fim prematuro da produção prevista para ir além de cinco temporadas.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br