
Uma coisa é certa: quem assiste Black Mirror tem seu episódio preferido (deste que vos escreve é Queda Livre, o primeiro da terceira temporada). Claro, nem o criador da série inventiva e profética, Charlie Brooker, escapa da brincadeira. Durante painel no SXSW Sydney, nesta quarta-feira (18), ele sugeriu qual história de Black Mirror é a sua preferida.
O roteirista e produtor levou a si mesmo para esse assunto ao comentar o impacto da tecnologia nas tramas de Black Mirror, sobre “como uma coisa [tecnológica] vai arruinar a vida de alguém.”
Servindo de contraponto, ele destacou San Junipero (quarto capítulo da terceira temporada), por mostrar uma visão otimista da capacidade da realidade simulada de oferecer uma vida agradável após a morte.
“É provavelmente um dos [episódios] mais significativos que fizemos”, comentou. “Foi o primeiro que escrevi com uma mensagem positiva no final. Até então, toda história de Black Mirror era sobre alguém preso em uma armadilha sem conseguir sair dela. E em [San Junipero] tem duas pessoas presas, mas tudo bem. Parece que isso chamou a atenção de muitas pessoas e provocou empatia.”

Estrelado por Gugu Mbatha-Raw e Mackenzie Davis, o episódio San Junipero se passa em 1987. Em uma cidade litorânea, uma jovem tímida e uma garota extrovertida formam uma conexão que parece transcender tempo e espaço.
Lançado em 2016, San Junipero foi aclamado pelo público e crítica especializada. Tratado como telefilme no Emmy, ganhou duas categorias: melhor telefilme e melhor roteiro de minissérie ou telefilme.
Foram essas as duas primeiras estatuetas que Charlie Brooker conquistou no Oscar da TV (são cinco vitórias, no total, em cinco indicações, aproveitamento de 100%). Talvez por isso, entre outras razões, que San Junipero é tão especial para ele.
Siga o Diário de Séries no WhatsApp
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br