
O acidente radiológico de Goiânia, conhecido como acidente com Césio-137, vai virar minissérie na Netflix Brasil. Reforçando que não é um documentário, mas sim uma produção de ficção inspirada em fatos e encenada por atores.
A filial verde e amarela da gigante do streaming encomendou Emergência Radioativa, título do drama sobre o maior acidente radiológico da história fora de uma usina nuclear.
A trama se baseia na história real ocorrida em Goiânia, em 1987, seguindo os passos de físicos e médicos na corrida contra o tempo para salvar milhares de vidas e a cidade.
Emergência Radioativa traz à tona um evento histórico quase esquecido no país, apresentando diversos pontos de vistas, de vítimas a médicos. A ideia, no entanto, é colocar os físicos do caso no centro da narrativa.
A Netflix aposta em uma raridade: uma série de gênero thriller que não se trata de policiais e bandidos, mas sim de pessoas comuns lidando com um evento extraordinário.
O tal acidente radiológico de Goiânia aconteceu quando um aparelho de radioterapia contendo Césio-137 foi abandonado em uma clínica médica desativada e, posteriormente, desmontado por catadores de lixo.
O material radioativo se espalhou pela cidade, contaminando milhares de pessoas e causando quatro mortes, além de sérios impactos à saúde pública e ao meio ambiente. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br