
Atual líder de audiência na Netflix brasileira, Sorriso Real gerou polêmica daquelas por causa do personagem vivido por Anupam Tripathi, o jogador 199 de Round 6. A controvérsia foi tanta que a série sul-coreana já entrou na gigante do streaming, na última quinta-feira (13), com cenas cortadas envolvendo o príncipe árabe Samir, personagem do ator. Isso após pedido de desculpas feito pela produtora do dorama.
A fonte do atrito foi a caracterização distorcida de Samir. Vestindo roupas tradicionais, ele é apresentado como um playboy mulherengo, sempre flertando e ingerindo bebida alcoólica (vinho). Boa parcela do público criticou tal representação estereotipada e desrespeitosa de um príncipe árabe.
Na versão original de Sorriso Real exibida pelo canal pago coreano JTBC, no sétimo episódio, Samir foi visto em uma casa noturna, bebendo e cercado de mulheres, quando conversava ao telefone com Goo Won (Lee Jun-ho), que o convidou para se hospedar em seu luxuoso hotel (veja abaixo). Já na Netflix, essa conversa não mostra o príncipe do outro lado da ligação; o foco é apenas em Won. Esse episódio foi exibido em outros países antes de ser lançado no Brasil.
O corte cumpre o prometido pela JTBC, que em comunicado oficial informou a decisão de editar partes dos episódios sete e oito nos quais Samir está presente. Pelo fato de o personagem ser crucial em arco da história nesse ponto narrativo, não deu para tirar muita coisa. O constante flerte dele com Cheon Sa-rang (Lim Yoon-ah), funcionária do hotel de Won, permanece.
“Gostaríamos de expressar nosso profundo e sincero pedido de desculpas por causar inconvenientes desnecessários aos nossos telespectadores sem levar em consideração outras culturas valiosas. Não tínhamos a intenção de caricaturar ou distorcer nenhum país ou cultura em particular no processo”, disse a nota do canal JTBC.
Outro problema apontado foi a escalação de Anupam Tripathi para o papel de Samir. Isso por ele ser indiano, não árabe.
Essa soma de controvérsias resultou em avaliação bastante ruim no site IMDb. Espectadores revoltados com Sorriso Real foram até a página da série no site e passaram a avaliar negativamente a atração. Dos 123 mil votos registrados até então, 115 mil deram nota 1. A média ponderada, de 1 a 10, do dorama é de 2,1.
Sorriso Real acompanha os passos de Goo Won, charmoso herdeiro do The King Group, um conglomerado de hotéis de luxo. Ele está em meio a uma disputa de herança e entra em conflito com Cheon Sa-rang, hoteleira que sempre tem um sorriso no rosto até conhecer o herdeiro; sorriso esse que Goo Won não suporta. Claro, espere por muitas intrigas e romances dentro da trama.
Os protagonistas são astros atuais do entretenimento coreano. Lee Jun-ho pode ser visto em outras produções disponíveis na Netflix, como Faça Chuva ou Faça Sol e Chefe Kim. Integrante do grupo kpop Girls Generation, Lim Yoon-ah está na trama de ação The K2, também no catálogo da plataforma do tudum.
Episódios inéditos de Sorriso Real entram na Netflix aos sábados e domingos; são 16 capítulos no total.
Leia no Diário de Séries: Veja quando estreiam os episódios dublados de Sorriso Real
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br