
Revelada em série da Netflix (Everything Sucks!) e destaque na HBO (Euphoria), a atriz Sydney Sweeney está no meio de uma polêmica desde que passou a ser a estrela de uma propaganda da American Eagle, popular marca americana especializada em roupas jeans. O tal comercial foi rotulado de eugenista, como se estivesse passando uma mensagem subliminar de teor nazista, promovendo a linhagem “branca, loira e de olhos azuis”.
Ela chegou até a ser celebrada por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, devido ao fato de Sydney ser, supostamente, uma atriz de direita, conservadora. Isso porque ela fez um registro no qual diz ser republicana, ao votar nas eleições presidenciais americanas de 2024; ela, então, seria eleitora de Trump. Republicano é o partido da direita no jogo político dos EUA.
Na tal propaganda controversa, há um trocadilho entre as palavras jeans e genes (que na língua inglesa têm pronúncias parecidas). Algumas peças estáticas da publicidade estampam: “Sydney Sweeney tem ótimos jeans”, com ela vestindo roupas jeans. A frase esconderia outro significado: “Sydney Sweeney tem ótimos genes”.
Enquanto que, no comercial em forma de vídeo, ela diz: “Os genes são transmitidos de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Minha calça jeans é azul”. Lembre-se do trocadilho jeans/genes, palavras com sons idênticos.
O ponto de quem critica é que, nesse contexto da publicidade da American Eagle, quem não é branco, loiro e nem tem olho azul não possui “ótimos genes”, sendo assim uma exaltação implícita de eugenia (reforço de certas características/qualidades hereditárias e eliminação de outras).
Fato é que essa confusão toda tomou uma proporção exagerada. A direita americana (republicanos) usa o comercial da American Eagle para mostrar como a esquerda (democratas) perdeu a mão na guerra cultural, tentando carimbar um comercial de calças e blusas jeans como algo além disso.
O que começou como postagem viral de rede social chegou ao presidente dos EUA. Até vozes da esquerda dizem que esse discurso de que Sydney está fazendo uma propagando eugenista/nazista é sem sentido.
Independentemente disso, a situação saiu do controle. A American Eagle teve de se posicionar sobre, dando uma resposta direta: “Sydney Sweeney tem ótimos jeans, e sempre foi sobre jeans. Ótimos jeans ficam bem em qualquer pessoa.”
Até o momento, a atriz não se pronunciou sobre esse caso. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br