DIVULGAÇÃO
Povo não hesita em cancelar streamings assim que o bolso aperta
“Tudo caro!” Esse grito de desespero é facilmente ouvido em qualquer mercado ou comércio brasileiro. A economia capenga do país levou boa parte da população a cortar gastos, principalmente aqueles não essenciais. Em 2024, os streamings entraram no pacote de contenção. E foram várias pessoas que aderiram ao cancelamento de plataformas de entretenimento como Netflix e Prime Video.
Segundo pesquisa da Hibou, firma especializada em comportamento de consumo, 64% dos brasileiros cancelaram ao menos um serviço de streaming neste ano, e 14% abriram mão de todos os serviços que tinham assinaturas. A pesquisa ouviu 2.012 pessoas.
Entre os motivos que incentivaram o cancelamento de streamings, 49% mencionaram que a decisão foi tomada para economizar. Outros 29% destacaram a perda do hábito de assistir televisão, enquanto 16% apontaram a falta de qualidade de conteúdo e de lançamentos atrativos.
“A saturação do mercado e a pressão econômica levam os consumidores a fazer escolhas mais criteriosas”, disse Lígia Mello, executiva da Hibou e coordenadora da pesquisa. “O brasileiro busca plataformas que ofereçam preço acessível, variedade de conteúdo e facilidade de uso. A inovação não é mais um diferencial: é um requisito para sobreviver.”
O levantamento destacou o que levou cada streaming a perder assinantes:
- Netflix: 45% cancelaram por causa do custo-benefício; 38% porque ficou caro para a situação financeira;
- Max: 39% cancelaram por motivação financeira;
- Globoplay: 27% cancelaram pela limitação do catálogo;
- Apple TV+: 21% justificaram o cancelamento pela falta de lançamentos.
Sobre as preferências do consumidor, um fator valorizado é a grande variedade de atrações disponíveis (77%), assim como um preço acessível (64%). Outra característica importante é a personalização, com sugestões destacadas no perfil do cliente (37%) para facilitar a busca por conteúdo de interesse.
A pesquisa trouxe outros dados relevantes:
- A alta rejeição das propagandas em serviços assinados, mesmo que sejam sobre conteúdos da própria plataforma (69%).
- Entre os gêneros e formatos favoritos entre os brasileiros, as séries dominam (74%).
- E a preferência por maratonas: 76% preferem lançamentos com todos os episódios liberados de uma só vez. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br