DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Jeff Goldblum em cena de Kaos
O cancelamento de Kaos, revelado na última terça-feira (8), provocou uma reação dos fãs raramente vista. Parte do público que acompanhou a série lotou caixas de comentários de sites especializados e inundou as redes sociais criticando a decisão da Netflix de acabar com a atração pouco mais de um mês após o lançamento. Números recentes do Ibope americano evidenciam o motivo do corte abrupto, porém.
Na semana de 9 a 15 de setembro, nos Estados Unidos, Kaos registrou 393 milhões de minutos assistidos, de acordo com dados da Nielsen. Na semana anterior, a série havia marcado 825 milhões de minutos; a queda foi de 52,4%.
Um deslize tão brusco assim, num período tão curto de tempo, é razão suficiente para os executivos da gigante do streaming saberem que a maioria dos espectadores desistiu de Kaos no meio do caminho.
A chamada Taxa de Conclusão é um dos fatores principais que a Netflix examina na hora de encomendar uma nova temporada, cálculo que considera o número de assinantes que chegaram ao ponto-final de uma série em comparação àqueles que viram o primeiro episódio.
Lançada em 29 de agosto, Kaos apresentou uma versão contemporânea sobre o plantel de deuses gregos. A discórdia reina no Monte Olímpio, e o poderoso Zeus (Jeff Goldblum) está à beira da paranoia enquanto três mortais estão destinados a mudar o futuro da humanidade.
Charlie Cover, roteirista-chefe da atração, revelou antes do cancelamento que tinha planos para continuar a história. Em post no Instagram após a batida de martelo da Netflix, Charlie comentou que, no final das contas, espera que as pessoas possam ainda assistir Kaos e falar sobre ela.
“Minha esperança agora é que as pessoas continuem descobrindo e curtindo a série. Acredito que há alguns fãs em potencial por aí que podem precisar de mais tempo para encontrá-la. Então, por favor, continuem falando sobre Kaos se vocês gostaram. Muito obrigado por assistir!”
•
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br