Sim, é possível que Penelope (Nicola Coughlan), a fofoqueira Lady Whistledown de Bridgerton, saia de cena após a terceira temporada, cuja parte final (quatro episódios) estreia quinta-feira (13), na Netflix. Pode parecer uma decisão chocante, mas se a série quiser manter a personagem como parte integral da trama depois dessa leva, irá precisar mudar muita coisa em relação aos livros que servem de base para a narrativa.
[Atenção: spoilers da coleção Os Bridgertons]
A terceira temporada de Bridgerton é a que mais tem alterações em comparação à saga escrita por Julia Quinn. Começando pela ordenação da estrutura do enredo. Essa leva pulou um volume da coleção, encenando os acontecimentos do quarto livro, intitulado de Os Segredos de Colin Bridgerton.
É importante pontuar aqui o seguinte. Até então, nos livros, ninguém tem ideia de quem é Lady Whistledown. Já na série, o público sabe que a fofoqueira é a Penelope, enquanto na trama em si apenas Eloise (Claudia Jessie) e Madame Delacroix (Kathryn Drysdale) têm esse conhecimento.
Como visto na série, Colin Bridgerton (Luke Newton) está determinado em descobrir a identidade de Lady Whistledown. No quarto livro da saga, ele fica sabendo disso antes da cena da carruagem, vista na primeira parte da terceira temporada. E Os Segredos de Colin Bridgerton termina com o agora marido de Penelope contando para toda a sociedade que sua mulher é a Lady Whistledown.
Do quinto volume em diante da saga, a fofoqueira é simplesmente retirada da narrativa, que se dedica mais a continuar mostrando as histórias de amor dos irmãos Bridgertons. Ou seja, o drama da Netflix precisa alterar o curso caso queira manter Lady Whistledown presente, já que ela é uma figura central, no posto de narradora de toda a história.
Falta adaptar Um Perfeito Cavalheiro (terceiro volume), focado em Benedict Bridgerton (Luke Thompson), segundo filho do clã. Nesse livro, Penelope está firme e forte na missão de revelar os maiores babados da alta sociedade. Assim, a série teria de guardar a revelação de Colin para depois e manter a identidade de Lady Whistledown em segredo.
A equipe criativa de Bridgerton pode simplesmente copiar e colar o que está em Os Segredos de Colin Bridgerton e colocar outra pessoa como a fofoqueira da elite londrina, repaginando Lady Whistledown e mantendo Penelope na trama, mesmo que escanteada. Nesse caso, teria de trocar a narração também.
Não pode ser descartada a opção de seguir com Penelope como a Lady Whistledown por mais e mais temporadas. Se bem que essa escolha, pelo ponto de vista da qualidade narrativa, seria ruim e contribuiria para o arrasto da série.
Como deu para perceber, esses quatro episódios finais da terceira temporada de Bridgerton prometem bastante. O último capítulo, em particular, será de suma importância, pois indicará o caminho que a série irá seguir; a quarta temporada está confirmada.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br