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TV conectada em um streaming
O consumo de streamings, que vão da Netflix ao YouTube, bate recorde no Brasil. Em 2022, um em cada cinco aparelhos de TV ficou o dia inteiro ligado em alguma plataforma, segundo dados de audiência revelados pelo jornalista Ricardo Feltrin, do UOL. Consequentemente, o ibope de emissoras de sinal aberto e canais pagos continua a despencar.
Segundo o colunista, o share (porcentagem de TVs conectadas ou sintonizadas) dos streamings cresceu 16% no ano passado, chegando ao patamar de 19,8%. No mesmo período, o share das emissoras comerciais brasileiras caiu 10%.
Quando a TV paga entra na equação, o declínio é ainda maior. Em 2022, o share dos canais por assinatura desceu ladeira abaixo, perdendo 20% dos aparelhos ligados em comparação com o ano anterior.
O público dá sinal explícito de que cada vez mais está consumindo streaming. O modelo de se fazer TV aberta tem de mudar para acompanhar a tendência. A Globo, por exemplo, já fez isso ao lançar uma novela com naipe da faixa das 21h, chamada de Todas as Flores, de forma exclusiva no Globoplay.
O interesse e engajamento de Todas as Flores tem sido igual ou maior do que a atração atualmente exibida no horário mais nobre da TV brasileira, a flopada Travessia.
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João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br