Em decisão surpreendente, a HBO cancelou Westworld após quatro temporadas. O drama futurista, com 54 indicações ao Emmy (nove vitórias), termina sem um final fechado. Trata-se de algo totalmente incomum no canal premium por ser uma produção tão emblemática e que já foi uma das mais importantes da HBO, no final da década passada. Os criadores de Westworld, Jonathan Nolan e Lisa Joy, atualmente contratados do Prime Video, tinham em mente encerrar a trama na quinta temporada.
O cancelamento de Westworld é um resultado de uma fórmula que contém sim o corte de gastos severo vigente na Warner Bros. Discovery, a dona da HBO. Mas o peso maior foi o balanço custo da produção (muito alto) versus audiência (baixíssima).
A quarta temporada terminou em meados de agosto. O último episódio, nos Estados Unidos, foi visto “ao vivo” por 390 mil pessoas. Esse número representa uma queda de 57,7% em relação ao final da terceira temporada, em maio de 2020. O baque é maior levando em consideração o desfecho da temporada de estreia, assistido por 2,2 milhões de espectadores, em 2016.
Daí, a conta não fechou. No mundo ideal, com certeza Westworld mereceria um final digno, pois a conclusão da quarta temporada foi totalmente aberta, possibilitando variadas interpretações ambíguas. Até um filme estaria valendo para tapar esse vácuo. Porém, o acúmulo de fatores negativos não pesou a favor da atração.
Westworld levou os telespectadores a um mundo no qual humanos visitavam parques temáticos futuristas, interagindo com robôs que pareciam humanos. Os lugares de diversão politicamente incorreta emulavam cenários como o Velho Oeste americano ou o mundo dos samurais japoneses.
O drama teve uma primeira temporada forte, elogiável, propondo discussões relevantes e filosóficas sobre violência e livre arbítrio. Contudo, a série foi perdendo público aos poucos por causa dos nós da narrativa, causando bastante confusão. A distância entre temporadas, quatro em seis anos, também jogou contra.
Os órfãos de Westworld tem uma série “prima” de consolo. O casal Jonathan Nolan e Lisa Joy fizeram o também drama futurista Periféricos, baseado em livro homônimo, para o Prime Video. A estreia da atração no streaming da Amazon foi em 21 de outubro (um episódio inédito entra na plataforma toda sexta).
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br