BELEZA IRLANDESA

Bodkin é ficção ou história real? A cidade irlandesa existe?

Nova atração da Netflix explora o mundo dos podcasts sobre crimes reais
IMAGENS: DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Cenário externo da série Bodkin
Cenário externo da série Bodkin

A Netflix lançou, na última quinta-feira (9), uma série para agradar aos fãs de true crime e podcasts que abordam esse gênero. Produção irlandesa-americana, Bodkin se passa numa agradabilíssima cidade da zona rural da Irlanda, daquelas que dá vontade de ir visitar. Mas, será que dá para fazer isso mesmo? Bodkin existe? E os crimes retratados na narrativa, são baseados em histórias reais ou não?

Antes de destrinchar esses tópicos, eis as respostas diretas dessas perguntas. Não, a cidade de Bodkin não existe (mas o vilarejo usado majoritariamente como pano de fundo está localizado na Irlanda mesmo). E os crimes investigados na trama são fictícios.

Na série Bodkin, o suspense ganha pitadas generosas de humor ácido ao reunir três pessoas ecléticas que investigam, para um podcast, o desaparecimento misterioso de três estranhos em uma cidade costeira paradisíaca da Irlanda. Os moradores locais veem esse caso como lenda ou nada de mais.

Mas, durante o trabalho, eles descobrem uma história muito maior e mais estranha do que poderiam imaginar, surgindo outro crime para investigar. 

Conforme os personagens tentam diferenciar realidade e ficção (sobre os crimes, seus colegas e sobre si), a série desafia nossa percepção da verdade e expõe as histórias que contamos para nós mesmos para justificar nossas crenças ou validar nossos medos.

Em entrevista para a própria Netflix, o showrunner Alex Metcalf explicou que o objetivo da série Bodkin é fazer uma paródia desses podcasts sobre true crime que tomam conta das plataformas de áudio e das redes sociais. Principalmente os que sempre apresentam uma história inicial e, no meio do caminho, mudam o foco para outro tema.

Ele deixou claro que “não é uma história real, não é um lugar real”. Todo esse cenário armado foi proposital: “É uma cidade de mentira, um lugar falso. Todas as pessoas são fakes. Quanto ao mistério em si, trabalhamos muito para encontrar algo que não fosse de forma alguma adjacente a uma verdadeira história de crime. A ficcionalidade disso foi totalmente deliberada.”

Siobhán Cullen em Bodkin
Siobhán Cullen em Bodkin

Onde Bodkin foi gravada?

A maioria das cenas da comédia dramática foi gravada na cidade de Union Hall, localizada no litoral sul da Irlanda (essa cidade você pode visitar). É um vilarejo pesqueiro sossegado, com uma população de cerca de 300 pessoas. 

Um vilarejo vizinho, chamado de Glandore, também foi usado como cenário para Bodkin; esse maior, com quase dois mil habitantes. Outras partes da costa foram usadas como retratos de externas da trama, aproveitando a estonteante paisagem natural e esverdeada do país.

A capital irlandesa, Dublin, serviu de pano de fundo para algumas cenas, como a do típico restaurante americano, com Elvis Presley servindo de tema, que realmente existe; o nome é Dave’s Dinner.

Por sua vez, a celebração Samhain, citada no enredo, é real. É uma antiga festa que marca o início do ano novo celta. A data é 31 de outubro, a mesma do Dia das Bruxas/Halloween, comemorado em outras culturas.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross