Na sexta-feira (19), o Prime Video lança sua versão de Betty, a Feia. Desde o anúncio desse projeto, paira a dúvida sobre o que ele realmente é: um remake ou continuação da famosa novela colombiana, fenômeno histórico da TV latina, exibida originalmente de 1999 a 2001. A nova atração do streaming da Amazon é um revival, continuação da trama encerrada há mais duas décadas.
O subtítulo em português entrega o ouro: Betty, a Feia – A História Continua. A produção colombiana, do mesmo grupo de mídia que fez a novela, é uma série composta de dez episódios. Muitos atores retornam aos papéis icônicos, como Ana María Orozco (a Betty) e Jorge Enrique Abello (o Armando).
A narrativa da série começa com uma morte na Ecomoda, que força Betty a se reconectar com seus antigos colegas de trabalho e com Armando, com quem ainda é casada, mas está separada no momento.
Ela também se reencontra com sua filha, Mila (Juanita Molina), que está estudando moda em Nova York e tem o desejo de trabalhar na oficina de Hugo (Julián Arango).
Betty terá que reconstruir seu relacionamento com a filha, ao mesmo tempo em que toma decisões importantes que afetarão sua carreira, e decidirá se vai se reconciliar com Armando, que fará de tudo para reconquistá-la.
Em entrevista para o próprio Prime Video, o diretor Mauricio Cruz falou sobre o desafio de contar uma tragicomédia como Betty, a Feia no formato de série: “O que foi feito antes foi uma novela. Acho que o grande desafio foi transformá-la em uma série de dez capítulos, concentrar muitas histórias em apenas dez capítulos e para uma única temporada. Acredito que deu tudo certo”.
Demorou para o projeto sair do papel, pois além de encontrar a história certa a ser contada, era preciso juntar praticamente todo o elenco da novela. O esforço valeu para atualizar uma história que desafia estereótipos e celebra a autenticidade, caindo como uma luva no estágio da sociedade hoje em dia, principalmente pela ótica feminina.
Betty, a Feia – A História Continua é um lembrete pungente de que a verdadeira beleza está dentro de si, e que coragem e determinação podem superar qualquer obstáculo. Isso é dissecado na jornada de Beatriz Pinzón Solano, uma jovem brilhante e talentosa cuja aparência não convencional a colocou no centro do ridículo e do desdém em um ambiente obcecado por beleza superficial.
Em tempo: a novela Betty, a Feia, com seus 335 capítulos, está disponível no Prime Video.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br