ENTENDA O CASO

É mentira ação contra família de Benedict Cumberbatch por passado escravagista

Polêmica sobre parentes longínquos do ator voltou à tona após reportagem equivocada
DIVULGAÇÃO/SHOWTIME
Benedict Cumberbatch na série Patrick Melrose
Benedict Cumberbatch na série Patrick Melrose

Diferentemente do que se viu na internet nos últimos dias, não existe qualquer movimentação do governo de Barbados contra a família de Benedict Cumberbatch. Sim, é verdade que ancestrais do ator britânico eram donos de escravos em fazendas na ilha caribenha, nos anos 1700 e 1800. Mas autoridades locais não estão pedindo reparação financeira ou alguma coisa do tipo dos Cumberbatchs.

Como tem sido praxe, boa parte da imprensa caiu, sem checar os fatos, em uma notícia inverídica publicada pelo jornal The Telegraph, do Reino Unido. A reportagem, citando integrantes do governo de Barbados, afirmava que o país estava fazendo uma investida contra a família de Benedict Cumberbatch, em busca de indenização.

Citado no texto do Telegraph, o político David Comissiong precisou escrever um texto em primeira pessoa para desmentir a publicação, dizendo que ela propositadamente citou erroneamente as falas dele. Comissiong é presidente de uma força tarefa da nação caribenha que visa coletar reparações de quem explorou a ilha usando a escravidão, de africanos ou dos povos originários.

No site Barbados Today, Comissiong deu todos os detalhes de como a força tarefa funciona, esclarecendo que nem a família de Cumberbatch nem qualquer outra família europeia com passado escravocrata é alvo das operações. O foco é processar empresas, organizações e governos.

“A força tarefa por reparação procura empresas e instituições europeias atualmente existentes que estiveram diretamente implicadas nos crimes cometidos durante aqueles séculos de genocídio e escravidão. A busca é por quem se beneficiou financeiramente dos referidos crimes”, informou Comissiong. “Até hoje, Barbados nunca oficialmente fez alguma reclamação contra uma família europeia.”

Ele explicou o porquê dessa distinção: “Uma família, afinal, pode estar sujeita a todos os tipos de descontinuidades e misturas durante um extenso período de tempo.”

Benedict Cumberbatch, indicado ao Oscar e protagonista de séries como Sherlock e Patrick Melrose, tem conhecimento sobre o passado da família e já falou algumas vezes sobre o assunto. Ele até foi orientado pela mãe a não usar o sobrenome na vida artística.

O oitavo avô de Benedict Cumberbatch, Abraham, era dono de grandes terrenos na colônia britânica no território que hoje é Barbados. Ali, foram construídas plantações de cana-de-açúcar. A família chegou a ter 300 escravos e, com o fim da escravidão no Império Britânico, o governo compensou o clã por perdas financeiras.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!