REPRODUÇÃO/YOUTUBE
Fiona Harvey durante entrevista no Piers Morgan Uncensored
Já está disponível, no YouTube, a aguardada entrevista que Fiona Harvey concedeu para Piers Morgan no programa Uncensored. Ela diz ser a Martha real retratada na minissérie Bebê Rena, sensação do ano da Netflix. Ao defender que a história contada na atração não é baseada em fatos, mas sim um produto de ficção, ela caiu em várias contradições.
Na trama, Martha é apresentada como uma stalker psicopata que não larga do pé do comediante Donny Dunn, versão fictícia de Richard Gadd, criador e roteirista. Fiona foi pressionada por Morgan, jornalista e ex-âncora da CNN, para separar os fatos das mentiras relatadas na minissérie. Foi aí que ela se embananou.
Em vários momentos, como quando perguntada sobre e-mails que mandou para Gadd (mais de 40 mil), Fiona alegou que não tinha recordações, que não se lembrava. Porém, ela afirmou que tem memória fotográfica (eidética), a capacidade de lembrar de coisas de maneira exata.
Outras situações contraditórias nas quais ela se colocou:
- Disse que não tinha o número de telefone de Gadd, que nunca ligou para ele… Mas também afirmou que mandou para ele algumas mensagens de textos.
- Disse que Gadd e ela eram amigos… Quando Morgan retomou a tal amizade entre eles, Fiona negou e pediu para o apresentador parar de tocar nesse assunto.
- No começo da entrevista, ela disse que viu Gadd umas “duas ou três vezes”… No final, falou que foram umas “cinco ou seis”.
- Fiona comentou que desconhece Jessica Gunning, atriz que interpreta Martha em Bebê… Mas logo depois, chamou a atriz pelo nome, citou traços físicos, onde nasceu e idade.
- Afirmou que não sabia onde era a casa de Gadd… Depois, disse que mandou uma carta para ele.
Além disso, Fiona Harvey soltou frases que lembram muito a Martha de Bebê Rena ou situações encenadas na série, como o fato de ter quatro aparelhos celulares, chamar Gadd de homossexual e dizer que tem amigos de alto escalão no mundo da advocacia e da política.
Nos comentários do vídeo no YouTube, alguns internautas ressaltaram que Fiona se complicou, pois a impressão passada foi a de que a Martha da ficção se parece, e muito, com ela, como o modo de falar, por exemplo. Boa parte do público elogiou a Netflix pela escalação de Jessica, pois as duas têm traços físicos similares.
Como essa foi a primeira vez que muitos viram a Martha da vida real falando, brotaram elogios à atuação de Jessica por captar com precisão todos os trejeitos da pessoa que inspirou a personagem. Contudo, o caminho de Jessica até a estatueta de melhor atriz de minissérie será bastante árduo.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br