
Na quinta temporada de The Chosen, que fica completa no Prime Video a partir de domingo (27), o personagem Atticus Aemilius Pulcher (vivido por Elijah Alexander) ganha mais espaço e influência, participando de viradas decisivas na narrativa. Importante para a trama, tudo o que faz dele ser quem é não passa de adaptação e interpretação acerca da força romana atuante em Israel no período do ministério de Jesus Cristo.
Atticus não está na Bíblia, não é uma pessoa presente no Livro Sagrado.
Vale registrar que os versículos dos Evangelhos, que narram como foi a vida de Jesus, mencionam inúmeras vezes soldados romanos ou pessoas do império com poder, mas muitos não são citados nominalmente. Esses registros ajudam o leitor a compreender como o Exército de Roma agia no trato com os judeus.
É o caso de Atticus. Em The Chosen, ele é uma espécie de policial/detetive romano com a missão de, em Jerusalém, investigar os passos de Cristo e de seus seguidores, tendo de procurar conter qualquer movimento que irrite o governo dominante.
Ele foi introduzido na segunda temporada e, embora cumpra a sua tarefa e obedeça às ordens do império, tende a tomar algumas decisões mais benevolentes quando lida com os seguidores do Messias. Aos poucos, seu ceticismo perde força.
Por isso, muitos teorizam que Atticus será o soldado romano presente na crucificação e morte de Jesus. No caso, ele dirá a famosa frase: “Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus”, logo após Cristo respirar pela última vez. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br