A atriz Constance Wu revelou que tentou tirar a própria vida após uma enxurrada de comentários de ódio contra ela publicados no Twitter, em 2019. Três anos depois, ela voltou a postar na rede social promovendo um novo livro, chamado de Making a Scene, e publicou uma longa mensagem na qual fez o desabafo doloroso e expôs detalhes sobre o que passou.
Entre 2015 e 2020, Constance Wu protagonizou a criticamente aclamada comédia Fresh Off the Boat (Disney+). Em 2019, assim que a rede ABC anunciou a renovação da série para a então sexta e última temporada, a atriz expressou claramente uma revolta contra a continuação da atração. Ela queria largar a série para emplacar outros projetos.
O que se sucedeu foram inúmeras mensagens raivosas contra ela, levando-a à tentativa de suicídio. “Eu estava com medo de voltar a usar as redes sociais”, escreveu Constance. “Porque quase perdi a vida com isso três anos atrás, quando fiz tuítes sobre a renovação da minha série e isso provocou indignação e ataques graves na internet.”
“Quando chegaram mensagens de atores e atrizes de descendência asiática, dizendo que eu havia me tornado uma praga na comunidade asiático-americana, comecei a sentir que não merecia mais viver”, confessou.
Constance continuou o relato: “Em retrospectiva, é surreal pensar que algumas mensagens de texto me convenceram a acabar com minha própria vida. Mas foi o que aconteceu. Felizmente, um amigo me encontrou e me levou às pressas ao pronto-socorro.”
A comédia Fresh Off the Boat, sobre uma família de imigrantes taiwaneses vivendo na cidade de Orlando (EUA), projetou Constance Wu em Hollywood. Ela atuou em filmes de destaques em bilheterias e premiações, como Podres de Rico (2018) e As Golpistas (2019). Atualmente, a atriz fez a minissérie A Lista Terminal, disponível no Prime Video.
“Foi um momento assustador, que me fez reavaliar muito sobre a minha vida”, disse sobre aquele período há três anos. “Depois de uma pequena pausa em Hollywood, e muita terapia, me sinto bem o suficiente para me aventurar de volta aqui [no Twitter], pelo menos um pouco. E mesmo com medo, decidi que devo compartilhar minha história para que eu possa, quem sabe, ajudar alguém.”
Se você ou alguém próximo precisa de ajuda psicológica, procure o CVV (Centro de Valorização da Vida). Telefone gratuito: 188. Site: https://www.cvv.org.br/
Veja a postagem de Constance Wu feita no Twitter:
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br