Uma série chamou a atenção na lista da Netflix de produções japonesas que vão estrear em 2025. Vem aí Até o Último Samurai, drama de época definido como “Xógum encontra Round 6” pelo executivo Kaata Sakamoto, chefe de conteúdo da Netflix Japão. É uma referência à maior série da história da gigante do streaming (Round 6, uma narrativa sobre escapar da morte a qualquer custo) e ao drama vencedor de Emmy e de dezenas de prêmios (Xógum, sobre a era do feudalismo japonês).
Até o Último Samurai é ambientada em 1878, após o término da era samurai no Japão. Esses guerreiros caíram em desgraça e 292 deles são atraídos para um jogo de sobrevivência no qual o derradeiro participante vivo ganha 100 bilhões de ienes.
A batalha começa no Templo Tenryuji, em Kyoto, um santuário espiritual histórico, e termina em Tóquio. Nesse jogo misterioso e letal, só um samurai vai sair no topo.
Caso tudo ocorra dentro do previsto, Até o Último Samurai estreia em novembro.
Além de encarnar o protagonista Shujiro Saga, o ator Junichi Okada também será o coreógrafo de ação e estreará como produtor. Contracenando com ele, Riho Yoshioka interpretará a mulher de Shujiro, Shino. Já Yumia Fujisaki será Futaba Katsuki, uma jovem presa no calor da batalha. Os grandes aliados de Shujiro, Iroha Kinugasa, Shikura Adashino e Sansuke Gion, serão interpretados por Kaya Kiyohara, Taichi Saotome e Yuya Endo, respectivamente.
No elenco, também estão:
- Masahiro Higashide, no papel de Kyojin Tsuge, ex-ninja do clã Iga;
- Shota Sometani, como Kocha Kamuy, arqueiro Ainu;
- Hiroshi Tamaki, como Ukyo Kikuomi, um nobre espadachim;
- Takayuki Yamada é Jinbe Ando, policial de Kyoto;
- Jyo Kairi interpreta Shinjiro Sayama, um jovem endividado;
- Wataru Ichinose interpreta o imponente Raizo Tachibana;
- Hideaki Ito é o infame Bukotsu Kanjiya, que já esteve no passado de Shujiro.
O grande confronto é organizado por Sakura e Enju, interpretados por Yasushi Fuchikami e Kazunari Ninomiya. Esses grandes atores dão vida a personagens muito variados, seja por seus estilos únicos e armas que usam.
Até o Último Samurai é baseada na saga Ikusagami, do renomado escritor Shogo Imamura, ganhador do 166º Prêmio Naoki. Celebrada como um romance de época muito interessante, a história se passa no final do século 19, quando a era dos samurais estava chegando ao fim.
No período Meiji, os quase 300 guerreiros habilidosos se reúnem ao cair da noite, atraídos pela promessa de uma enorme recompensa. As regras são simples: quem conseguir roubar as peças de madeira distribuídas entre eles e chegar a Tóquio fica com o prêmio.
A série reflete o espírito de bravura e resistência desses samurais que encararam uma era repleta de incertezas. Promete ser um battle royale como você nunca viu. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br