TRUQUE

Árvore destruída em Os Outros é de mentira; saiba como foi feita

Cenografia agiu para estar de acordo com políticas ESG da Globo
REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY
Árvore da discórdia em destaque na série Os Outros
Árvore da discórdia em destaque na série Os Outros

A principal rixa da segunda temporada de Os Outros, cujos três primeiros episódios já estão disponíveis no Globoplay, é causada por uma árvore imponente. Ela é o estopim de uma briga de vizinhos, entre o miliciano-vereador Sérgio (Eduardo Sterblitch) e a corretora de imóveis Raquel (Letícia Colin). Tudo porque a tal árvore ocupa um pedaço da propriedade de Raquel e tem galhos que invadem o terreno de Sérgio.

Logo no capítulo de estreia da nova leva, Sérgio aparece com uma motosserra destruindo parte da árvore, gerando indignação em Raquel. Para tentar resolver o assunto de forma civilizada, ela o convida para um jantar. O papo não gerou paz como esperado, pelo contrário, só acirrou ainda mais a celeuma.

Esse corta-corta da árvore é politicamente correto. Quem é defensor feroz do meio ambiente pode ficar tranquilo que ela é um elemento cenográfico, não é real (embora o condomínio e as mansões onde as cenas foram gravadas existam de verdade). Entre outros motivos, o truque precisou ser feito para a série se enquadrar nas políticas ESG da Globo.

ESG é uma sigla em inglês que resume ações que uma empresa toma para cuidar do meio ambiente e agir de forma responsável dentro do contexto social, tudo aliado a uma transparência empresarial.

As equipes de produção e de gestão ambiental por trás de Os Outros adotaram várias soluções para minimizar o impacto ambiental das gravações. A construção de uma árvore cenográfica está entre os destaques da atual temporada. 

“Quem acompanha a trama vê que, em função do desfecho da planta, não seria coerente com a nossa ‘bandeira’ usar uma árvore real”, contou Luciana Monteiro, gerente de produção do drama nacional, em entrevista para a própria Globo.

A construção ficou a cargo da área de produção de arte da série. A estrutura principal da árvore e os galhos mais robustos foram feitos em serralheria, preenchidos e revestidos. O acabamento ganhou pintura, e heras-verdadeiras foram acopladas à base. 

“Não reproduzimos nenhuma espécie específica, construímos nossa árvore pensando no que funcionaria melhor como textura e o que tinha disponível de material no mercado com aparência realista”, contou Pedro Equi, cenógrafo da atração.

Os Outros retornou na última quinta-feira (15) com os três primeiros episódios da segunda temporada. Confira a agenda do que vem a seguir:

22 de agosto: 4, 5 e 6

29 de agosto: 7 e 8

5 de setembro: 9 e 10

12 de setembro: 11 e 12 (final da temporada).

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross