
Em meio a histórias de terror e dramas criminais baseados em fatos, uma série descontraída aparece bem colocada no top 10 da Netflix. Servindo como refresco, a divertida série espanhola Animal, lançada no último dia 3, está aí justamente para contrapor tantas atrações com narrativas pesadas e densas.
Animal segue os passos do veterinário rural Antón Gandoy (Luis Zahera) que, após perder o emprego com o fechamento das fazendas de gado de sua região, se vê obrigado a trabalhar no pet shop administrado por sua sobrinha, Uxía (Lucía Caraballo). Lá, os dois precisarão aprender a conviver e a enxergar o mundo de formas diferentes.
A série oferece uma proposta leve e, ao mesmo tempo, envolvente, desenhada para atrair os fãs de produções cômicas que geram reflexões, contando ainda com a presença de Luis Zahera, atualmente um dos atores mais celebrados do cinema espanhol.
Na trama, Antón leva uma vida tranquila, dedicada ao cuidado de animais no campo, longe da pressa e do barulho das cidades. Mas a crise agrícola e pecuária local ameaça a sobrevivência de seus vizinhos e, consequentemente, coloca seu trabalho em risco.
Pressionado, ele aceita a sugestão de sua sobrinha e passa a trabalhar em uma butique de luxo para animais de estimação, uma mudança radical que o obriga a lidar com um universo diferente do que conhecia.
Com humor sutil e pitadas de ironia, Animal explora a adaptação de um profissional à modernidade e à transformação do vínculo entre humanos e seus pets. A comédia traz uma narrativa sensível, acompanhando a evolução de Antón em um novo habitat.
Animal tem nove episódios, cada um tendo cerca de 30 minutos de duração. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br