ATUAÇÃO DE GALA

Andréia Horta rouba a cena na série sobre Chitãozinho e Xororó

Drama biográfico As Aventuras de José & Durval estreia na Globo nesta terça (22)
REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY
Andréia Horta em As Aventuras de José & Durval
Andréia Horta em As Aventuras de José & Durval

A Globo lança, nesta terça-feira (22), após a novela Mania de Você, a minissérie As Aventuras de José & Durval, drama nacional sobre a trajetória da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó. Na história que segue os passos de José Lima Sobrinho (o Chitãozinho) e Durval de Lima (o Xororó) da infância à vida adulta, quem rouba a cena é Andréia Horta, intérprete de Araci, a mãe dos cantores José e Durval.

Mineira de Juiz de Fora, a atriz de 41 anos entregou uma performance magistral na atração biográfica, que estreou no ano passado na plataforma Globoplay. A força de Andréia consistiu em dar brilho a uma personagem modesta, seja no vestir ou na forma de viver.

Não foi um trabalho fácil, pois o papel contou com várias complexidades. Conforme a minissérie mostra, Araci foi uma mulher que viveu na roça durante as décadas de 1960 e 1970, sufocada em um mundo no qual sua serventia consistia em criar os filhos, uma gravidez após a outra, e cuidar do marido. 

Quase sempre, essa panela de pressão explodia. Araci desabafava com frequência sobre sua situação, tendo nos filhos a energia para esquecer os problemas e seguir em frente.

Com essa personagem desafiadora, Andréia pôde ir aos extremos. Em certos momentos, Araci estampava um sorriso no rosto ao cantar ou ver os filhos felizes. Por outro lado, tinha surtos do nível de destruir a casa e ser internada, por causa de sua saúde mental deteriorada (bipolaridade). A atriz soube canalizar todos esses momentos com muita técnica e primor.

Conheça a trama de As Aventuras de José & Durval

A minissérie de época conta histórias de 1968 até 1990, com o protagonismo dos irmãos Simas, Rodrigo e Felipe, encarnando a famosa dupla sertaneja na versão adulta: Rodrigo é o Chitãozinho e Felipe, o Xororó.

Como praxe, o drama mistura fatos com ficção. O pontapé é dado com a dupla ingressando no meio musical na tenra idade, José com 10 anos e Durval com 8. O carisma explícito, dentro e fora dos palcos, veio de berço. Eles herdaram o dom dos pais, os afinados Araci e Mário, interpretados por Andréia Horta e Marco Ricca. Mário era compositor, e Araci cantava no passado.

Ainda pequenos, um irmão prometeu ao outro que todo mundo ia ouvi-los cantar. E é claro que, ao longo dos episódios, a minissérie disseca a evolução da dupla que virou um fenômeno e conquistou gerações. 

Dos ensaios na humilde casa da família às apresentações em quermesses, caravanas, circos e bares ao estouro nos anos 1980 e 1990, o caminho foi longo e cheio de percalços.

Na Globo, As Aventuras de José & Durval terá exibições toda terça e sexta, por volta das 22h30, sempre após a novela Mania de Você. Composta de oito episódios, a minissérie está completa no Globoplay.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross