PRÉVIA

Análise: as séries que merecem ser indicadas ao Globo de Ouro

Lista oficial dos indicados será revelada na segunda (9)
DIVULGAÇÃO
Cenas de Ninguém Quer (à esq.), Industry e Mestres do Ar
Cenas de Ninguém Quer (à esq.), Industry e Mestres do Ar

Na segunda-feira (9), o Globo de Ouro revela a lista dos indicados para a 82ª edição do prêmio, cerimônia marcada para 5 de janeiro. A festa, agora sob o comando de uma empresa com fins lucrativos, busca retomar a relevância como a segunda premiação mais importante para as séries, atrás do Emmy.

Como prévia para aquecer o debate sobre quem merece concorrer ao prêmio, o Diário de Séries traz uma análise sincera sobre as produções de TV que merecem ser indicadas nas três principais categorias: melhor drama, melhor comédia e melhor minissérie/telefilme.

Não são apostas nem projeções de quem os votantes escolheram como indicados. É uma análise sobre séries e atores que se sobressaíram dos demais e são dignos de disputarem o Globo de Ouro de 2025. Confira: 

 

Cartaz do drama jurídico Acima de Qualquer Suspeita
Cartaz do drama jurídico Acima de Qualquer Suspeita

Melhor drama

A Casa do Dragão (HBO)
A Diplomata (Netflix)
Acima de Qualquer Suspeita (Apple TV+)
Industry (HBO)
Slow Horses (Apple TV+)
Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (Disney+)

Vencedora do Emmy de melhor drama, Xógum lidera o bonde dessa categoria, sendo a favorita para abocanhar mais um troféu. Com uma das melhores temporadas desde a estreia, Slow Horses chega forte, mas sem condição de derrotar a “gloriosa saga do Japão”.

Numa hipotética briga pelo segundo lugar dessa disputa, Industry é a merecedora do “título” de vice. O drama financeiro da HBO cresceu bastante na 3ª temporada, provando ser uma das melhores séries da atualidade.

O drama jurídico Acima de Qualquer Suspeita é o destaque entre as produções novatas, roubando os holofotes com uma história que apresenta uma reviravolta surpreendente no final, fruto de um ótimo roteiro. A Casa do Dragão e A Diplomata fecham o top 6.

– Correm por fora: Sr. & Sra. Smith (Prime Video), Fallout (Prime Video), Duna: A Profecia (HBO), Silo (Apple TV+), O Dia do Chacal (Disney+), Yellowstone (Paramount+). 

Yellowstone nunca foi indicada a melhor drama no Globo de Ouro. Chegou a vez desse tabu cair, com a quinta e (provável) última temporada? Vale registrar que Sr. & Sra. Smith e Fallout, atrações do Prime Video, concorreram ao Emmy de melhor drama neste ano.

*Um adendo importante: a elegibilidade do Globo de Ouro vai de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024. A série sensação Round 6 entra na Netflix, com a segunda temporada, em 26 de dezembro. Como os indicados serão anunciados bem antes de a série sul-coreana retornar com novos episódios, veremos como a premiação irá lidar com esse caso. Fato é que a Netflix inscreveu a segunda temporada de Round 6.

 

Brian Jordan Alvarez na série O Professor
Brian Jordan Alvarez na série O Professor

Melhor comédia

Abbott Elementary (Disney+)
Hacks (Max)
Ninguém Quer (Netflix)
O Professor (Disney+)
O Urso (Disney+)
Only Murders in the Building (Disney+)

A primorosa O Urso ganhou (quase) tudo no Emmy deste ano, entrando para a história como a comédia mais premiada em uma única edição do Oscar da TV. Acontece que a trama culinária gourmet não conquistou a categoria mais cobiçada, a de melhor comédia, derrotada por Hacks, série superestimada, queridinha da mídia americana.

No caso, O Urso disputou com a segunda temporada. No Globo de Ouro de 2025, a série está na corrida com a terceira leva, considerada a mais dramática e menos comédia de todas. 

Hacks vai estar nessa briga, assim como Only Murders in the Building e Abbott Elementary. Duas novatas brilharam nesse ano e são dignas de indicação: a bem-humorada O Professor e a comédia romântica Ninguém Quer.

– Correm por fora: Agatha Desde Sempre (Disney+), Falando a Real (Apple TV+), Palm Royale (Apple TV+), What We Do in the Shadows (Disney+), Magnatas do Crime (Netflix), Colin From Accounts (inédita).

Com múltiplas indicações no Emmy, What We Do in the Shadows nunca deve ser completamente descartada. Agatha Desde Sempre se mostrou uma série de qualidade. Dobradinha da Apple, Falando a Real e Palm Royale são favorecidas por terem a benção da crítica especializada.

 

Dakota Fanning e Johnny Flynn em Ripley
Dakota Fanning e Johnny Flynn em Ripley

Melhor minissérie ou telefilme

Bebê Rena (Netflix)
Feud: Capote vs. The Swans (Disney+)
Mestres do Ar (Apple TV+)
Pinguim (HBO)
Ripley (Netflix)
True Detective: Terra Noturna (HBO)

Aqui deve ser repetida a briga do Emmy entre Bebê Rena e Ripley. As demais minisséries indicadas cumprem tabela. 

True Detective: Terra Noturna é digna de menção, leva que revigorou a franquia policial da HBO, gerando a encomenda de mais uma temporada. Pinguim é uma produção completa, com ótimo elenco e bela cinematografia. E as produções Feud: Capote vs. The Swans e Mestres do Ar, ambas baseadas em histórias reais, têm bagagem para estarem nessa categoria.

– Correm por fora: Disclaimer (Apple TV+), Não Diga Nada (Disney+), Fight Night: The Million Dollar Heist (inédita), O Simpatizante (HBO), Monstros: Irmãos Menendez (Netflix), Debaixo da Ponte (Disney+).

Disclaimer é supervalorizada, por causa de um final que causou surpresa genuína; a série como um todo é bem fraca e confusa. Com avaliações positivas, Fight Night e Debaixo da Ponte têm condições de beliscar uma vaga no jeito mineirinho de ser.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross