
Após o anúncio dos indicados ao Emmy de 2024, na quarta-feira (17), O Urso deve aparecer como detentora de três recordes históricos da premiação, superando séries do nível de 30 Rock, Game of Thrones e Succession. Sempre é bom lembrar: O Urso concorre neste ano com a segunda temporada, lançada em junho de 2023; a atual terceira leva está no período de elegibilidade da premiação do próximo ano.
Estes são os três recordes que O Urso está de olho:
- Maior número de indicações para atuação em um único ano;
- Maior número de indicações para um episódio;
- Maior número de indicações para uma comédia em um único ano.
O sexto episódio, intitulado de Peixes, um dos melhores de todos os tempos, é a fonte de indicações para O Urso. É dele que, se tudo ocorrer na normalidade, virá uma enxurrada de atores e atrizes concorrendo ao Oscar da TV, o que ajudará a impulsionar a série para bater a marca de 14 nomeações de atuação em uma única edição da cerimônia, recorde estabelecido por Succession duas vezes, em 2022 e 2023.

Por Peixes vem um monte de atuações especiais de John Mulaney, Sarah Paulson, Bob Odenkirk, Gillian Jacobs, Chris Witaske, Jamie Lee Curtis e Jon Bernthal. Além deles, a comédia dramática tem outros bons nomes na disputa, como Oliver Platt, Abby Elliott, Will Poulter, Liza Colón-Zayas, Robert Townsend e Lionel Boyce e Matty Matheson. O trio Jeremy Allen, Ebon Moss-Bachrach e Ayo Edebiri estão com suas participações garantidas na festa. Só aí são 17 indicações.
Peixes pode entrar para a história com um recorde e tanto. Na mira estão as sete indicações do épico capítulo Batalha dos Bastardos (2016), de Game of Thrones. O episódio de O Urso tem praticamente certas nomeações nas categorias de roteiro e direção. As outras seis têm de vir das atuações e de categorias técnicas, tipo edição, mixagem de som, etc.
Quando as projeções de indicações da segunda temporada de O Urso vão para o papel, percebe-se que é bastante provável que um recorde antigo seja batido: o de comédia com mais indicações em uma única edição do Emmy. O primeiro lugar é de 30 Rock, estabelecido em 2009, com 22 indicações.
Essa marca deve ser batida com tanta tranquilidade que O Urso pode sonhar com o maior de todos os recordes, quando o assunto são indicações. Em 2019, Game of Thrones cravou 32 nomeações, pela sua última temporada, recorde em uma única edição do Oscar da TV.
A hora de descobrir se tais recordes vão ser batidos ou não está próxima. As indicações ao Emmy de 2024 serão reveladas na quarta-feira (17), às 12h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo site do Emmy.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br