
Em 2022, Ellen Pompeo tomou uma atitude inimaginável: ela decidiu largar Grey’s Anatomy, brevemente, para atuar em outra série após 20 anos na pele da mesma personagem. Ao contrário do que muitos esperavam, o drama médico não sucumbiu sem sua principal estrela. Já a atriz, intérprete da lendária cirurgiã Meredith Grey, falhou nesse novo trabalho ao tentar se descolar da personagem que a consagrou.
No drama true crime Uma Família Perfeita, com episódios inéditos toda quarta no Disney +, Ellen lidera uma história bastante conhecida, interpretando Kristine, matriarca de uma família americana que adotou Natalia Grace, mulher ucraniana acusada de fingir ser menina; ela sofre um tipo raro de nanismo.
A atriz não conseguiu sair da pele de Meredith. É impossível vê-la e ouvi-la em Uma Família Perfeita sem a imaginar nos corredores do hospital Grey Sloan Memorial. O timbre da voz, os trejeitos… É como se fossem personagens iguais. Não ajuda o fato de ela narrar algumas cenas no drama do Disney+, assim como faz em Grey’s Anatomy; aí as semelhanças e a confusão ficam às claras.
Essa empreitada de Ellen Pompeo prova como é difícil ter sucesso em outro papel quando a atriz atinge a fama com uma personagem para lá de icônica. Fora ter tempo, é preciso escolher os projetos certos nesse processo de exorcismo.
Um caso positivo disso é o de Jennifer Aniston, a eterna Rachel de Friends. Vencedora de Emmy pela comédia (2002), como atriz protagonista, ela ralou em vários papéis no cinema até emplacar um trabalho no qual definitivamente se distanciou da Rachel. Isso se deu em The Morning Show, série do Apple TV+ em que encarna uma jornalista, papel que lhe rendeu duas indicações ao Emmy de melhor atriz protagonista de drama.
É preciso dar crédito à Ellen Pompeo por ter encarado essa oportunidade oferecida por Uma Família Perfeita. Ela mesmo comentou que aceitou o trabalho justamente por ser uma experiência diferente e que, no atual estágio da carreira, merecia tomar tal risco. Pena que decepcionou.
Sem querer, querendo, Ellen canaliza Meredith em diversos momentos da trama de Uma Família Perfeita. Em certas situações, o telespectador pode, com toda a tranquilidade, juntar Kristine e Meredith em uma só, principalmente quando a personagem do true crime fala sobre proteger crianças ou ao cuidar dos filhos.
Assim, a atriz não capturou as profundezas de Kristine. É evidente que não conseguiu se separar da médica que tanto aperfeiçoou em duas décadas na TV americana.
Bom que sempre há novos projetos caso ela queira continuar essa jornada para ir além de Meredith Grey. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br