'NÃO É TV...'

Análise do Emmy 2023: HBO reafirma fama, amassa rivais e bate recordes

Quatro dramas do canal premium concorrem à principal estatueta da cerimônia
DIVULGAÇÃO/HBO
A Casa do Dragão (à esq.), The White Lotus, Succession e The Last of Us; dramas da HBO no Emmy
A Casa do Dragão (à esq.), The White Lotus, Succession e The Last of Us; dramas da HBO no Emmy

A lista de indicados ao Emmy de 2023 reafirma a fama da HBO de fazer séries de prestígio, imponentes e da mais absoluta qualidade. O canal premium deixou a concorrência comendo poeira e emplacou as três séries líderes em indicações (Succession, The White Lotus e The Last of Us), batendo de tabela dois recordes do Oscar da TV.

Na principal categoria da premiação, a de melhor drama, a HBO simplesmente cravou quatro séries entre as oito concorrentes: Succession, A Casa do Dragão, The Last of Us e The White Lotus. É a primeira vez em mais de quatro décadas que um canal ou emissora emplaca um quarteto de indicadas nessa categoria.

A última vez que isso aconteceu foi no Emmy de 1992, com a rede americana NBC sendo representada por L.A. Law, Law & Order, Quantum Leap e I’ll Fly Away. A ironia do caso é que a vencedora não foi nenhuma desse quarteto. O drama Northern Exposure, da CBS, levou para a casa a estatueta (eram só cinco séries indicadas).

Neste ano, porém, a vitória não deve ser outra a não ser de Succession. E se a categoria fosse uma corrida de fato, é possível projetar que a segunda colocada também seria da HBO: The White Lotus.

Outro recorde da HBO, esse inédito, veio com Succession. Pela primeira vez na história do Emmy que três integrantes do elenco da mesma série vão concorrer à estatueta de melhor ator de drama: Brian Cox, Kieran Culkin e Jeremy Strong. O favorito dessa briga é Strong, com o colega Culkin correndo por fora.

Está certo que o canal premium vai computar em sua galeria de vitórias a conquista de melhor ator coadjuvante. Todas as oito vagas foram ocupadas por duas séries da HBO: The White Lotus (cinco) e Succession (três). 

Fora isso, há o favoritismo nos enfrentamentos de melhor atriz de drama (Sarah Snook, de Succession), atriz coadjuvante de drama (Jennifer Coolidge, The White Lotus) e ator coadjuvante de comédia (Anthony Carrigan, Barry).

Leia no Diário de Séries: Conheça os indicados ao Emmy de 2023; veja se sua série favorita está na lista

O ponto fraco da HBO no Emmy de 2023

Na ponta oposta dessas conquistas incríveis está a ausência nas categorias de minissérie. Na temporada 2022-2023, pouquíssimas produções desse gênero se destacaram na HBO, ao ponto de não ter representante na categoria melhor minissérie, algo que não acontecia desde 2018. 

Lembrando: nas últimas quatro edições do Emmy, a HBO ganhou três estatuetas de melhor minissérie (Chernobyl, Watchmen e The White Lotus).

O efeito disso é lógico. Nenhum ator de minissérie do canal conseguiu ser indicado. O máximo que teve foi a lembrança de Jesse Plemons, por Amor e Morte, como melhor ator coadjuvante; mas é uma atração da HBO Max, o streaming da Warner.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross