
Há um ano, a plataforma Hulu renovou How I Met Your Father para a segunda temporada, com uma turbinada: a leva encomendada viria com 20 episódios, o dobro da primeira. Agora, chegando na metade dessa segunda temporada, percebe-se claramente que o inchaço prejudicou a trama (já frágil) da comédia. Muita coisa acontece com os personagens, para preencher minutos e minutos de cena, mas a história avança muito pouco.
Criticada no primeiro ano, How I Met Your Father, disponível no Star+, não foi tão ruim como alguns decretaram. O spin-off de How I Met Your Mother, desta vez com a protagonista (vivida por Hilary Duff) contando ao filho como conheceu o pai dele, foi uma boa diversão com os dez episódios iniciais. A história foi entregue curta e concisa, sem se perder.
Já na segunda temporada, a sitcom não encontrou o prumo e se deparou com o mal de séries com episódios além da conta. Tendo por meta ocupar espaço, histórias desinteressantes são criadas sem nada a acrescentar ao enredo principal. Com menos episódios, isso poderia ser evitado, deixando a comédia menos enfadonha.
How I Met Your Father apresenta, em cada começo de episódio, a versão madura de Sophie (Kim Cattrall) contando ao filho, em 2050, como conheceu o pai dele. No presente, a Sophie jovem (Hilary) convive com um grupo de amigos enquanto não desiste de encontrar o grande amor.
A Sophie madura vai soltando pistas para o filho, e os episódios mostram as encenações do bate-papo. Até ele se irrita quando a mãe enrola demais na história contada. Não sou poucas as vezes que o filho fica p* da vida e até dá bronca nela, porque sempre se desvia do propósito da conversa.

O oitavo episódio da atual temporada é um exemplo disso. O capítulo é praticamente todo tomado por tolices, com a turma de amigos desafiada entre si a superar medos. Só poucos minutos do episódio foram sobre Sophie e a busca do amor da vida, que pode ser o pai de seu filho.
A temporada expandida permite que How I Met Your Father faça episódios temáticos, como é tradição nas sitcoms. O do Dia dos Namorados fica como o exemplo oposto do padrão dessa leva. Ali sim houve dedicação à protagonista, explorando questões pessoais sobre paixões dela que servem para contextualizar a sua vida amorosa. Tudo a ver com a trama da série.
Entrando na reta final da segunda temporada, a esperança é ver uma How I Met Your Father menos perdida e mais centrada. Para a Hulu, caso a audiência dessa leva inchada esteja sendo satisfatória, a possível renovação deve manter-se na casa dos 20 episódios.
Contudo, pensando mais na parte criativa do que comercial, dez capítulos por temporada é a medida ideal.
Novos episódios de How I Met Your Father estreiam toda terça, no Star+.
Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br