À PROVA

Análise: 3ª temporada é decisiva para o legado de Bridgerton na Netflix

Desafio do drama de época suntuoso é não cair no mais do mesmo
DIVULGAÇÃO/NETFLIX
Luke Newton na 3ª temporada de Bridgerton
Luke Newton na 3ª temporada de Bridgerton

Com o fim de The Crown e a despedida confirmada de Stranger Things (em 2025), quais são as séries símbolos da Netflix, aquelas principais para começo de conversa? Sem dúvida, Bridgerton faz parte do topo, ao lado de Round 6 e Wandinha. Agora com a terceira temporada disponível, o drama de época romântico tem de provar que tem condição de carregar essa responsabilidade, demonstrando força para permanecer ativa durante os próximos anos, até o fim natural que seria a oitava temporada.

Bridgerton e Stranger Things são as únicas séries com mais de uma temporada entre as dez mais assistidas na Netflix em todos os tempos. Será que a terceira leva vai chegar no mesmo patamar? Essa é uma corrida interessante de se acompanhar nas próximas semanas. A audiência é um dos principais filtros de avaliação adotado pela gigante do streaming.

Para uma análise neutra, é necessário desconsiderar o fã incondicional de Bridgerton, incluindo aí quem é expert na coleção de Julia Quinn, Os Bridgertons, a base da série. Essa parcela do público vai acompanhar a trama televisiva, não importa a circunstância.

Agora, como a audiência média, a que desconhece a saga literária, vai absorver a série Bridgerton caso o mesmo ciclo se repita a cada temporada? Uma jovem é escolhida para ser a grande desejada para casamento na alta sociedade londrina, assim como um integrante do clã Bridgerton busca casório. É o desafio de não cair no mais do mesmo.

Por isso, Shonda Rhimes e sua equipe foram certeiras ao antecipar o segredo, para os personagens da narrativa, da identidade de Lady Whistledown (Nicola Coughlan), a fofoqueira que conta os babados da elite britânica. É um elemento que nos livros só é revelado mais para frente, mas que para a narrativa televisiva precisava ser antecipado para apimentar a história.

A equipe criativa de Bridgerton tem planejado acontecimentos até a sétima temporada, conforme contou a própria Shonda Rhimes. Até o momento, só a quarta leva está confirmada.

Outro grande hit mundial da Netflix, The Witcher tinha como alvo ir até a sétima temporada, com o primeiro protagonista, Henry Cavill, topando cumprir essa meta. Mas aí uma sequência de imprevistos cortou o tempo de vida do drama fantasioso: acabará na quinta temporada. Teve confusão nos bastidores, conflitos sobre rumo da história, saída de Cavill do elenco…

Em 11 anos, desde que a Netflix começou a lançar produções originais, as séries que chegaram mais longe, no quesito temporada, foram Orange Is the New Black e Grace and Frankie (sete para cada). Bridgerton, então, seria a primeira a passar dessa marca. Será que vai conseguir?

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross