
A atriz brasileira Alice Braga, mais uma vez, brilha na TV americana em uma produção prestigiada. Ela é destaque na ficção científica Matéria Escura, drama altamente conceituado disponível no Apple TV+. Consolidada em Hollywood, a paulistana de 41 anos fugiu de escalações estereotipadas e até conseguiu inserir um tempero brasileiro em suas personagens.
Confira cinco curiosidades sobre a vida pessoal e profissional de Alice Braga:
Alice Braga é filha de quem?
Alice Braga é filha de Ana Braga, que também é atriz; o pai de Alice é Ninho Moraes, jornalista. Ana Braga é irmã de Sônia Braga, artista reconhecida no Brasil e internacionalmente. A mãe de Alice começou a atuar nos anos 1970, tanto no cinema quanto na TV. Sua estreia no mundo das novelas foi em Sem Lenço, Sem Documento (1977-1978), da Globo.
Início de carreira
Alice começou sua carreira ainda jovem, atuando em comerciais quando tinha apenas oito anos. Seu primeiro grande trabalho foi no longa Cidade de Deus (2002), onde interpretou Angélica. Este filme foi um marco na carreira e a colocou no radar de Hollywood.
Carreira nacional
Uma peculiaridade da trajetória de Alice é que ela nunca trabalhou em uma novela brasileira. Entretanto, tem amplo destaque no cinema nacional. Em seu currículo constam atuações em vários projetos como Cidade Baixa, Entre Idas e Vindas e Eduardo e Mônica, sua atuação mais recente na telona (filme lançado em 2022).

Carreira internacional
Em 2007, ela alcançou maior visibilidade em Hollywood ao atuar ao lado de Will Smith no filme Eu Sou a Lenda, no qual interpretou Anna, uma sobrevivente de uma epidemia que transforma seres humanos em criaturas noturnas. Sua atuação neste arrasa-quarteirão de ficção científica foi bem recebida e firmou sua estadia na indústria americana de entretenimento.
Embora tenha trabalhado em algumas produções do cinema hollywoodiano, Alice tem se destacado mesmo na TV. Tudo por causa de seu protagonismo em A Rainha do Sul (2016-2021), drama que por várias vezes foi líder de audiência na TV paga americana; no Brasil, fez sucesso na Netflix.
A paulistana logo emplacou um projeto na HBO, We Are Who We Are (2020), e no ano passado fez parte do elenco principal de Assassinato no Fim do Mundo (Star+), série na qual viveu uma astronauta de origem brasileira.
Em Matéria Escura, ela interpreta a terapeuta Amanda Lucas, que também é brasileira.
Vida pessoal
Apesar de ser uma figura pública, Alice Braga mantém sua vida pessoal bastante reservada. Durante sete anos, ela teve um relacionamento discreto com a atriz brasileira Bianca Comparato, conhecida pela série 3%. O casal era tido como um exemplo positivo de representação LGBTQIA+ no Brasil.
No fim de 2023, o namoro entre elas acabou, de forma amigável. Há poucos meses, foi exposto ao público que Alice passou a se relacionar com Renata Brandão, executiva bastante conhecida nos bastidores do audiovisual brasileiro por ser a diretora-executiva (CEO) da produtora Conspiração Filmes.

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br