
O drama britânico Adolescência bateu recorde de audiência na Netflix, tornando-se a minissérie mais vista da história da plataforma em um período de duas semanas. Nos primeiros 11 dias de disponibilidade (13 a 23 de março), a atração acumulou 66,3 milhões de visualizações em todo o mundo, marca que a coloca na reta de outro feito notável.
É totalmente possível que Adolescência entre no Top 10 Mais Popular (programas de língua inglesa), que lista as maiores séries da Netflix em todos os tempos, no quesito ibope. Esse ranking considera o desempenho de atrações nos primeiros 91 dias de disponibilidade; três meses contando a partir da data de estreia.
A décima colocada do Top 10 Mais Popular é Bridgerton, com a segunda temporada: 93,8 milhões de visualizações. Assim, Adolescência precisa somar 27,5 milhões de views nos próximos 80 dias, performance alcançável pelo andar da carruagem.
Legitimamente classificada como uma das melhores séries de 2025 (até agora), Adolescência chama a atenção por dois fatores principais: a direção ousada e a narrativa cortante.
A premissa é simples. No centro de tudo está Jamie Miller (Owen Cooper), garoto de 13 anos preso pelo assassinato de uma adolescente de sua escola. São explorados temas como família, bullying, incel, violência na infância, entre outros. Não é uma história baseada em fatos, mas tem inspiração na epidemia de crimes e ataques reais cometidos por jovens ingleses usando facas.
Com a assinatura do diretor Philip Barantini, cineasta especialista em produções no estilo plano-sequência, a minissérie gravou todos os episódios “ao vivo”, sem cortes. Para tanto, foram meses de ensaios e vários testes feitos até chegar ao resultado ideal, como visto na tela. Não há nenhum truque de edição para enganar o telespectador, foi tudo realizado sem cortes mesmo. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br