
Uma das séries mais populares da TV americana na atualidade, Matlock (inédita no Brasil) lida com um caso grave de suposto abuso sexual ocorrido nos bastidores. O ator David Del Rio, integrante do elenco fixo na pele de um jovem advogado, foi demitido após uma acusação de agressão sexual feita por sua colega de elenco Leah Lewis, que também vive uma jovem advogada no drama jurídico.
A rede CBS, que exibe Matlock nos Estados Unidos, confirmou a dispensa do ator. Assim, o personagem de Del Rio, chamado Billy Martinez, vai ser retirado da narrativa imediatamente.
De acordo com o site TMZ, que divulgou a notícia em primeira mão, o assédio teria acontecido nas dependências dos estúdios da CBS, onde a série é gravada. O ator foi desligado após a condução de uma investigação interna. O processo foi aberto depois que a produção tomou conhecimento do suposto incidente. Concluída a apuração, a emissora decidiu encerrar o vínculo com o ator.
Em Matlock, Del Rio foi presença constante nos 19 episódios da primeira temporada; a segunda leva estreia no domingo (12). Seu personagem costumava dividir cenas com Sarah Franklin, vivida por Leah Lewis, embora os dois personagens não formassem um par romântico.
Del Rio aparecerá na primeira parte da segunda temporada do drama jurídico, toda gravada antes da acusação vir à tona. Ele estará completamente de fora da parte final da atual leva de episódios.
Leah Lewis usou as redes sociais para se posicionar. Em um story publicado no Instagram, ela compartilhou uma foto ao lado da mãe e escreveu uma mensagem breve, mas carregada de significado: “Mamãe está aqui, estamos seguindo em frente com amor e força. Estou em boas mãos. Obrigada a todos por qualquer tipo de apoio e cuidado. De verdade, estamos avançando com força. Palavra-chave: força. Que isso fique como mensagem principal.”
Por sua vez, a mulher de David Del Rio, Katherine, usou o Instagram para defender o marido. Porém, fez isso zombando de Leah, em uma postagem deletada instantes depois. Katherine escreveu que Leah é “o ser humano mais perturbador que conheci em toda a minha vida.”
Na temporada 2024-2025 da TV americana, juntando todo tipo de série (TV aberta, canais pagos e streaming), Matlock foi a quinta atração mais vista, atrás de O Rastreador, Reacher, Adolescência e Round 6 (líder). •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br