SITCOM PREMIADA

Abbott Elementary: criadora descarta fazer episódio sobre tiroteio em escola

Quinta Brunson explica por que não deseja tocar nesse assunto sensível em uma comédia
DIVULGAÇÃO/ABC
Quinta Brunson na comédia Abbott Elementary
Quinta Brunson na comédia Abbott Elementary

Bastante comum nos Estados Unidos, infelizmente, ataques violentos em escolas têm se tornado comuns no Brasil*. Apesar da relevância do tema e da importância de fazer algo para impedir novas tragédias, a premiada série Abbott Elementary, ambientada em uma escola pública americana, nunca vai fazer um episódio sobre isso. Ao menos se a decisão depender da criadora e protagonista da sitcom, Quinta Brunson.

Eleita uma das mulheres do ano pela revista Glamour, a comediante e roteirista explicou por que não tem a intenção de retratar a violência covarde e brutal de um ataque com armas de fogo ou branca em uma escola, ocorrência que gera um debate acalorado sobre posse de armas e segurança nas instituições de ensino. “Não quero que minha série sirva de palco para essa violência política”, disse. “No atual estágio em que estamos, até falar sobre [o assunto] é violência.”

Quinta fez o comentário ressaltando que “embora eu participe de conversas sobre isso fora da série, pois defendo a erradicação da violência armada nos EUA, não acho que a série deva abrir espaço para isso.”

Ela foi mais a fundo ao discorrer sobre o tema, ciente de que tiroteios em escolas “acontecem toda hora, a cada dia ou a cada semana [nos EUA]”:

“Minha linha de raciocínio é pensar em uma comédia situada em um ambiente de trabalho. E não acho que isso [ataques em escolas] seja algo realista com o dia a dia de uma sala de aula. Porque há duas realidades diferentes: a do professor que só quer terminar a sua aula e a perspectiva externa, do povo vendo os professores pelas reportagens da imprensa.”
Capa da revista Glamour com Quinta Brunson
Capa da revista Glamour com Quinta Brunson

A ideia de Brunson em Abbott Elementary não é fugir de tópicos sensíveis, como raça ou tiroteios em escolas. Mas também não é abordá-los de forma muito explícita. “Parto do princípio de focar primeiro em uma narrativa simples, do cotidiano dos professores. E todo o resto se desenvolve a partir disso”, revelou.

“Ao invés de falar sobre ‘Janine confronta sua negritude’ ou ‘Janine lida com problemas raciais’, quero falar de ‘Janine tenta trocar a lâmpada’”, exemplificou a roteirista e atriz. Para situar, Janine é a personagem de Quinta em Abbott Elementary, professora de segunda série do ensino fundamental. E a comédia teve um episódio sobre isso mesmo, partindo de Janine tentando trocar a lâmpada de um dos corredores da escola na qual leciona.

Quinta tem contato diretamente com professores que atuam na rede pública americana. Segundo ela, por mais que ataques a escolas ganham manchetes e evidência, os docentes “estão preocupados em resolver as tarefas do dia e seguir em frente.”

Disponível no Star+, a sitcom Abbott Elementary é uma das mais populares e importantes da atualidade. Contando o Emmy de 2023, a ser realizado em janeiro, a comédia tem 15 indicações e três vitórias: melhor elenco, atriz coadjuvante (Sheryl Lee Ralph) e roteiro.

*De acordo com levantamento feito por pesquisadores da Unicamp e Unesp, 36 ataques ou tiroteios em escolas ocorreram no Brasil desde 2001, quando o primeiro caso foi registrado. Mas somente entre 2022 e agora, foram 21 (60%), com 11 mortes. O caso mais recente se deu Sapopemba, bairro da zona leste da cidade de São Paulo, em outubro.


Siga o Diário de Séries no WhatsApp

Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross