Dona de recorde incrível no Oscar e queridinha dos cinéfilos, a produtora independente A24 está por trás de uma série de drama, ainda sem título, sobre Bill Shankly, técnico lendário do Liverpool, clube de futebol mais vitorioso da Inglaterra. A atração ganha vida com ajuda de outra produtora, a Box To Box, que está por trás de Dirigir Para Viver, série documental sobre os bastidores da Fórmula 1 que é hit absoluto na Netflix.
O drama esportivo promete retratar a jornada de Bill Shankly no time alvirrubro, durante os anos 1960/70. Ele pegou o clube na segunda divisão do país e o transformou por completo, conquistando três campeonatos nacionais da elite (atual Premier League), duas FA Cups (torneio nos moldes da Copa do Brasil), quatro supercopas da Inglaterra e uma Copa da Uefa (atual Liga Europa).
Jack Thorne, roteirista de séries como His Dark Materials (HBO) e de filmes da franquia Enola Holmes (Netflix), é quem vai escrever a série sobre Bill Shankly e o Liverpool.
Ambientada no vibrante cenário dos anos 1960/70 de Liverpool, turbinado com explosão cultural e musical, o drama futebolístico e histórico irá explorar um período de suma importância da linha do tempo do clube, seguindo a trajetória de um time com dificuldades (dentro e fora de campo) que virou uma potência global, com mais de 400 milhões de apoiadores em todo o mundo. O Liverpool FC, atualmente, é uma das instituições mais renomadas no universo do futebol.
Shankly assumiu o comando do Liverpool no final de 1959, com o alvirrubro encarando o amargo da segunda divisão. Ele foi o responsável por You’ll Never Walk Alone, música de Gerry & The Pacemakers, virar o hino do clube, religiosamente entoado pelos torcedores antes de cada partida. Shankly deixou o cargo de treinador em 1974, após vencer a FA Cup daquele ano, e morreu em 1981, aos 68 anos.
A série será gravada em Liverpool e no Anfield, estádio da equipe.
Em nota, o roteirista Jack Thorne falou sobre o projeto:
“Nosso objetivo é focar não apenas no clube, mas na cidade em si. Isso porque, seguindo a visão do próprio Bill Shankly, o clube pertence à cidade e a cidade pertence ao clube. Temos a chance de, com esta série, celebrar um clube de futebol magnífico e uma cidade magnífica, ao mesmo tempo em que seremos honestos no retrato das lutas que se deram na cidade durante as décadas de 1960 e 1970, no lugar que é um dos centros industriais [da Inglaterra]”.
•
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br