DIVULGAÇÃO/HBO
Lolly Adefope na comédia A Franquia
O ano de 2025 mal começou e já temos o primeiro cancelamento. A HBO se livrou de uma bomba e cancelou A Franquia após uma única temporada. É o fim decretado depois de pouco mais de um mês da exibição do último episódio. Está presente na lista das piores séries de 2024, sem alcançar bons números de audiência.
Tudo sobre a comédia A Franquia era interessante (ao menos na teoria). A ideia da série foi achincalhar a indústria pasteurizada de filmes de heróis, acompanhando a rotina de gravação de um filme desse tipo.
Contudo, a execução foi trágica, com personagens chatos, subdesenvolvidos e presos numa narrativa sem sentido. A tristeza é que o potencial da série era dos mais interessantes, porém se tornou apenas uma atração na qual os personagens falavam, falavam entre si… sem qualquer dramaticidade ou encenando algo genuinamente engraçado.
E tinha pedigree. O roteiro teve assinatura de Jon Brown (Succession), que também foi o showrunner; a produção-executiva teve como líder Armando Iannucci, criador da comédia multipremiada Veep; e a direção do primeiro episódio foi de Sam Mendes, vencedor do Oscar por Beleza Americana (2000).
Não à toa, ao comunicar o cancelamento da série, a HBO informou que está de portas abertas para trabalhar com esse trio em outros projetos. “Embora não encomendamos outra temporada [de A Franquia], estamos ansiosos para colaborar com todos eles no futuro”, disse um porta-voz do canal. •
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br