HISTÓRIAS DA TV

A Família Addams: série eternizou música e teve exibição diária na Globo

Comédia sombria e bem humorada marcou época mesmo com apenas duas temporadas
DIVULGAÇÃO/ABC
Elenco da série A Família Addams, série dos anos 1960
Elenco da série A Família Addams, série dos anos 1960

Líder de audiência na Netflix, Wandinha acionou o gatilho da nostalgia ao ressuscitar os divertidos e macabros personagens de A Família Addams, criados em 1938. Adaptada em todo tipo de formato na indústria do entretenimento, do cinema aos games, a Família Addams desfrutou um momento épico durante a década de 1960 com a série homônima clássica que eternizou música, tocada em todo o mundo desde então, e foi exibida diariamente na Globo.

Em 1964, a rede americana ABC lançou a ácida comédia A Família Addams, produção da MGM em preto e branco. Com 64 episódios espalhados em duas temporadas, mais um especial, a série conquistou o público por apresentar uma família nada comum. Gótica, com habilidades sobrenaturais e apreço pelo mórbido, a família achava aquilo tudo muito normal e estranhava os vizinhos que ficavam incomodados na presença deles.

A narrativa de A Família Addams nunca se preocupou em mostrar a origem de nada, nem dos poderes dos Addams nem da riqueza que possuíam. O objetivo era divertir o público com a exposição de contrastes de estilos de vida, exagerando em um das pontas do espectro com muito bom humor, calcado em um alicerce essencialmente sarcástico, sempre brincando com o lado mais sombrio do ser humano.

Não há o que debater: o principal marco da série é a música-tema. As notas bem marcadas, acompanhadas de dois estalar de dedos, atravessaram gerações e nacionalidades. Até hoje essa canção é lembrada, presente no imaginário das pessoas. Ajuda o fato de ela ser usada quase que como regra em eventos esportivos, para levantar a galera, incentivando os torcedores a interagirem.

Mais de meio século atrás, levando em conta toda a dificuldade de transmissão e assuntos técnicos relacionados, A Família Addams conseguiu o feito de ser exibida em todo o planeta, desfrutando o sucesso internacional. 

Em grande escala, só aterrissou no Brasil em 1969. Curiosamente, a comédia foi exibida diariamente na Globo, de segunda a sexta, sempre às 17h30. A atração entrava no ar após o anime Samurai Kid e antes da série japonesa Nacional Kid.

Durante a década de 1970, A Família Addams passou na Globo e na Record também, voltando para a emissora paulistana nos anos 1980. Depois foi parar no Multishow (versão legendada) e na Rede Brasil.

Veja a vinheta de abertura de A Família Addams:

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross
error: Conteúdo protegido!