
Indicada ao Emmy deste ano na categoria de melhor drama, A Diplomata retorna à Netflix em 16 de outubro, com a terceira temporada. Debora Cahn, criadora do suspense político, avisa que os novos episódios vão trazer uma reviravolta decisiva. No elenco, a novidade é o reforço de Bradley Whitford (The Handmaid’s Tale).
O ponto de partida da terceira temporada de A Diplomata é bombástico: Kate (Keri Russell) acusa a vice-presidente dos Estados Unidos, Grace Penn (Allison Janney), de arquitetar um ataque terrorista, além de admitir que almeja seu cargo de vice.
Fora isso, a morte repentina do presidente deixa tudo mais complexo, pois existe a suspeita de que Hal (Rufus Sewell), marido da diplomata, tenha causado o desfecho trágico.
Assim, Penn assume a presidência dos EUA, enquanto Hal insiste em apoiar a candidatura da mulher à vice-presidência.
Nesse novo contexto, Kate se vê diante de responsabilidades que nunca buscou, com uma inesperada margem de ação política, uma amizade cada vez mais ambígua com o secretário britânico Austin Dennison (David Gyasi) e uma relação inquietante com o primeiro-cavalheiro Todd Penn (Whitford).
Dois lembretes importantes da primeira temporada:
- Kate descobriu que o ataque a um navio britânico não foi obra de potências rivais, mas resultado de conspiração interna no governo do Reino Unido. A trama aponta para Margaret “Meg” Roylin (Celia Imrie), ex-assessora do premiê Nicol Trowbridge (Rory Kinnear), e, em seguida, para a própria vice-presidente norte-americana.
- A motivação de Grace Penn era frear o movimento de independência da Escócia, que ameaçava encerrar as atividades da base nuclear de Creegan, estratégica para os EUA e o Reino Unido. O conflito culmina quando Hal revela diretamente ao presidente Rayburn (Michael McKean) o envolvimento de Penn. O líder, no entanto, não resiste à notícia e morre, abrindo caminho para a ascensão da vice ao cargo mais alto do país.
•

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br