CLÃ TARGARYEN

A Casa do Dragão: qual o parentesco de Rhaenyra com Daenerys?

Entenda essa conexão importante com Game of Thrones
DIVULGAÇÃO/HBO
Emma D'Arcy em A Casa do Dragão (à esa.); Emilia Clarke em Game of Thrones
Emma D'Arcy em A Casa do Dragão (à esa.); Emilia Clarke em Game of Thrones

Após intervalo de um ano e sete meses (602 dias), A Casa do Dragão volta com episódios inéditos na HBO e Max, a partir de domingo (16). Agora é a hora de relembrar alguns aspectos do spin-off de Game of Thrones antes de mergulhar na aguardada segunda temporada. Um ponto importante que pode ter sido esquecido: qual é mesmo o parentesco de Rhaenyra (Emma D’Arcy) com Daenerys Targaryen (Emilia Clarke)?

Essas duas personagens formam uma conexão forte entre a série derivada e a trama matriz. Ambas fazem parte da família Targaryen, sendo que uma na fase gloriosa (Rhaenyra, em A Casa do Dragão) e outra numa situação de completo esquecimento (Daenerys, em Game of Thrones).

Cerca de 200 anos de história separam as duas narrativas. Seguindo a tradição incestuosa do clã dos dragões, Rhaenyra se casou com o tio Daemon (Matt Smith). Esse tipo de relação seguiu como prática de geração em geração, chegando até o pai de Daenerys. O Rei Louco, Aerys II, foi fruto de um incesto e ele mesmo casou com a irmã.

Assim, Rhaenyra é a sexta bisavó de Daenerys; as duas estão separadas por oito gerações. Todos os grandes nomes da família Targaryen que passaram por Westeros estão na árvore genealógica de ambas.

O incesto na Casa Targaryen

Ao propor um casamento com o tio, Rhaenyra evocou histórias do passado para justificar a relação incestuosa: “Vamos unir nosso sangue”, disse. Desde muito tempo, a família Targaryen tem o costume de permitir e encorajar relacionamentos com parentes de primeiro grau, tudo para manter a linha pura daqueles que têm dragões como arma, tanto militarmente como na política.

O primeiro rei a sentar no Trono de Ferro foi Aegon, o Conquistador, que mandou fazer o trono com as espadas dos inimigos. Rhaenyra o cita no diálogo com Daemon, lembrando que Aegon casou com as duas irmãs, pessoas essenciais na luta dele para dominar e governar os Sete Reinos. O brasão dos Targaryens estampa um dragão com três cabeças, representando Aegon e as irmãs.

Essa tradição, se podemos assim determinar, vem de muito tempo atrás, quando os Targaryens habitavam a antiga Valíria. Integrantes do clã entendiam que era fundamental não haver mistura com outros sangues, mantendo assim a pureza de quem tem o dom de domar dragões.

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross