HISTÓRIA REAL

A atuação dilacerante (e polêmica) de David Schwimmer em Irmãos de Guerra

O eterno Ross de Friends surpreendeu a todos com performance dramática
DIVULGAÇÃO/HBO
David Schwimmer na minissérie Irmãos de Guerra
David Schwimmer na minissérie Irmãos de Guerra

A minissérie Irmãos de Guerra, superprodução milionária e premiada da HBO, entra na Netflix na sexta-feira (15). Muitos assinantes do tudum vão ter a oportunidade de ver pela primeira vez o drama militar, criado por Tom Hanks e Steven Spielberg. Prepare-se para testemunhar a atuação cortante, e também controversa, de David Schwimmer, ator mais conhecido pelo papel de Ross, na sitcom Friends.

Lançada em 2001, Irmãos de Guerra é uma história real da Easy Company, o 506º Regimento de Infantaria Paraquedista do Exército norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A base da trama é o livro homônimo Band of Brothers: Companhia de Heróis, da editora Bertrand aqui no Brasil, escrito por Stephen Ambrose.

O personagem de David Schwimmer é Herbert Sobel, o primeiro comandante e instrutor da Easy Company. Tanto o militar verdadeiro quanto o ator tem origem judia. Vem daí a fonte da polêmica, ao mesmo tempo que colocou o ator em destaque.

Pode-se argumentar que Schwimmer tem um dos papéis mais difíceis em Irmãos de Guerra. Sobel era um dos oficiais mais durões do batalhão e alvo de grosserias dos soldados, que pelas costas dele disparavam ofensas pelo fato de ser judeu. Isso em um clima tenso devido aos motivos da guerra e ao alvo principal que estava na mira para ser derrotado.

Na época do lançamento da minissérie, críticos fizeram questão de ressaltar o trabalho de Schwimmer. Sobel era uma figura desagradável, repugnante. Essas características só foram possíveis de serem atingidas por causa da atuação de Schwimmer, um trabalho verdadeiramente destemido. Tem de ter bastante talento para entregar algo desse nível.

Há quem vê, porém, um retrato não tão fiel assim sobre a representação de judeus dentro do Exército americano durante a Segunda Guerra. Sobel fica caracterizado dentro de um estereótipo que só os prejudica, pelo jeito dele se comportar e ser.

Herbert Sobel morreu em 1987. Ele ficou marcado por ser um instrutor rude, constantemente repreendendo os recrutas, punindo-os por infrações pequenas. Os relatos sobre ele e seu temperamento vieram de horas e horas de entrevistas com sobreviventes, bem como dos diários e das cartas dos soldados, trabalho de pesquisa feito pelo autor Ambrose.

O militar Herbert Sobel (à esq.) e o ator David Schwimmer, em Irmãos de Guerra
O militar Herbert Sobel (à esq.) e o ator David Schwimmer, em Irmãos de Guerra

A história real de Irmãos de Guerra

A Easy Company, 506º Regimento de Infantaria Paraquedista do exército norte-americano, foi uma das melhores companhias de fuzileiros do mundo. 

De seu rigoroso treinamento na Geórgia, em 1942, ao Dia D e à vitória dos Aliados, a notável companhia sempre recebia as missões mais difíceis do conflito. A Easy Company foi responsável por tudo, do salto de paraquedas na França nas primeiras horas da manhã do Dia D à captura do Ninho da Águia, a fortaleza de Hitler em Berchtesgaden.

Seguindo a narrativa do livro, a minissérie relata as superações dos homens dessa admirável unidade de combate, que passaram fome, sofreram com o frio e morreram; foi uma companhia que sofreu inúmeras baixas.


Acompanhe o Diário de Séries no Google Notícias

Siga nas redes

Fale conosco

Compartilhe sugestões de pauta, faça críticas e elogios, aponte erros… Enfim, sinta-se à vontade e fale diretamente com a redação do Diário de Séries. Mande um e-mail para:
contato@diariodeseries.com.br
magnifiercross