Livro de não ficção mais vendido atualmente nos Estados Unidos, Estou Feliz que Minha Mãe Morreu, escrito por Jennette McCurdy, é um fenômeno. Em menos de dez dias, toda a primeira edição esgotou em livrarias físicas e online, com 200 mil cópias vendidas somente na semana de lançamento. A procura fora do comum pela obra visceral e honesta sobre a vida de uma estrela teen em Hollywood agita o mercado paralelo.
É possível encontrar o livro na internet por US$ 200 (R$ 1.034), sete vezes mais do que o preço sugerido (US$ 27,99). A editora Simon & Schuster não estava preparada para o sucesso avassalador, mas já imprimiu mais 300 mil cópias na segunda tiragem, que deve evaporar das prateleiras rapidamente.
No Brasil, o livro de Jennette McCurdy está programado para chegar em 15 de novembro, pela editora nVersos. Já é possível comprá-lo na pré-venda por R$ 48.
O coração aberto de Jennette McCurdy
Em Estou Feliz que Minha Mãe Morreu, a jovem de 30 anos abre o jogo sobre as adversidades enfrentadas nos bastidores de uma carreira teen de enorme sucesso, alcançando imensa popularidade por estrelar duas séries icônicas do canal Nickelodeon: iCarly (2007-2012) e Sam & Cat (2013-2014).
Jennette McCurdy revela nas 320 páginas da obra os abusos que sofreu da mãe, Debbie, que morreu em 2013, vítima de câncer. A ex-atriz comenta o fato de, aos 10 anos, clarear os dentes e tingir o cabelo, assim como obedecer rigorosamente várias dietas. Tudo parte do plano obcecado da mãe de fazer da filha uma celebridade de renome em Hollywood.
Tamanha opressão resultou em efeitos danosos. Ao amadurecer, ela entrou em um espiral de vícios, com muitas drogas e bastante sexo. Perdeu a linha da psique e só após muito tratamento conseguiu se reerguer, ficando livre desses fardos.
Mesmo longe da TV, Jennette McCurdy ainda mantém uma legião de fãs que a acompanham, seja indo em shows feitos por ela, prestigiando podcasts ou qualquer outro trabalho apresentado. Isso culminou na busca insana pela obra. Soma-se as pessoas de fora desse círculo, atraídas por causa da sinceridade exposta nas páginas.
Não à toa o livro está no topo, ocupando o primeiro lugar na lista de best-sellers tanto da Amazon quanto do The New York Times.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br