Nova série espanhola da HBO Max, García! se encaixa como uma luva na conjuntura política vigente em todo o mundo. O país europeu serve como pano de fundo de uma história comum em outros cantos do planeta, nos quais o fascismo ressurge com força, por incrível que pareça. Nessa aventura fantástica, uma sátira divertidíssima e cheia de ação, o fogo amigo é a solução para minar o avanço de ideais reacionários.
García! usa como inspiração uma HQ homônima. Nota-se claramente referências ao estilo de narrar histórias em quadrinhos, como caras e bocas dos personagens e ângulos de câmera ousados e diferentes do padrão televisivo.
A trama acompanha eventos da Espanha atual à beira de um colapso político e social. Parcela considerável da população apoia lideres públicos da extrema-direita, expondo um saudosismo deturpado. Sem constrangimento, as pessoas dizem sentir falta do tempo da ditadura militar, comandada pelo general Francisco Franco entre 1939 e 1975.
Naquela época, o governo franquista fundou uma agência secreta, chamada de Seção Nove, formada por homens com superpoderes, criados em laboratório para “servir a nação” (traduzindo: fazer o trabalho sujo do regime ditatorial, derrotando inimigos a qualquer custo).
Um desses agentes, que atende pelo nome de García (Francisco Ortiz), foi colocado em uma câmara de criogenia e acordou 60 anos depois, liberto pela atrapalhada e elétrica repórter investigativa Antonia (Veki Velilla), que recebeu uns documentos com informações cifradas sobre a tal Seção Nove que a levou até o superagente.
É pelo ponto de vista de Antonia e de García que o telespectador adentra nessa Espanha surreal nem tão longe da conjuntura atual de alguns países, até mesmo da própria Espanha. Ela procura descobrir as reais motivações da tal Seção Nove enquanto o país efervesce, com políticos de espectros ideológicos sequestrados e manifestações populares aos montes ocupando as ruas.
Por sua vez, ele fica em choque ao testemunhar o avanço da sociedade durante as décadas nas quais ficou congelado. Mulheres se candidatam à Presidência e homens se casam livremente, situações inconcebíveis no período em que foi soldado do regime franquista.
García reflete sobre isso, usa a consciência e quer saber qual o lado mais certo, coerente e democrático da história. Afinal, ele lutou literalmente a favor de um governo cruel e implacável. Agora, o “servir a nação” dele ganha outro sentido, defendendo os cidadãos ao invés da instituição formal do governo.
Muito movimentada, sem tirar o pé do acelerador, a série García! é uma ótima provocação para os tempos atuais, em que muita gente arremessou no lixo as páginas mais tenebrosas de um passado nem tão distante. Bem sagaz, a trama faz com que a solução de todos os problemas, o agente imbatível protagonista, seja quem em outrora defendeu o carrasco nesse tabuleiro, mas que agora virou a casaca.
O quinto e penúltimo episódio de García! estreia na HBO Max na sexta (18).
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br