DIVULGAÇÃO/STARZ
Sam Heughan em cena de Outlander
No episódio final da primeira temporada de Outlander, Sam Heughan teria cena com nu frontal. O ator argumentou contra essa abordagem e brigou com roteiristas e produtores. Segundo ele, a situação constrangedora “traiu um pouco minha confiança na equipe criativa”. O relato faz parte do livro Waypoints: My Scottish Journey, lançado na semana passada e escrito por Heughan.
Na obra autobiográfica, inédita no Brasil, o ator comenta com detalhes o que aconteceu nos bastidores da cena brutal em que o personagem dele, Jamie Fraser, foi estuprado dentro de uma prisão por Jonathan Randall (Tobias Menzies).
Os roteiristas e produtores queriam mostrar o nu frontal de Sam Heughan; que acabou sendo gravado, mas cortado na edição final (já o nu frontal de Menzies apareceu).
“A cena com meu pênis foi desnecessária e traiu um pouco minha confiança na equipe criativa. Não precisamos ver o horror para imaginar o que os personagens passam. A imaginação é muito mais poderosa”, escreveu Heughan, relembrando o caso.
O ator fez questão de registrar que, por cláusula contratual, ele tem a obrigação de gravar cenas pelado, e que Outlander nunca fugiu de mostrar “violência sexual”. Mas nesse episódio específico, o protagonista sentiu a necessidade de fazer uma emenda.
“Aquele não era o momento em que senti que estar nu aumentaria o horror acerca do que Jamie sofria naquela masmorra do castelo, como forma de punição, subjugação e humilhação”, comentou.
Outlander está disponível no Star+ e na Netflix.
João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br