
Mais novo faroeste da Netflix, Os Abandonados foi reprovado pela crítica especializada. Lançada na última quinta-feira (4), a série bang bang recebeu uma das piores avaliações do ano no site Metacritic, que compila reviews da imprensa de língua inglesa: nota 45 (de 100). No Rotten Tomatoes, o índice foi pior ainda, de 29%.
Tem um ponto que mostrou-se ser um denominador comum das críticas. Muitos jornalistas citaram como fatores negativos o ritmo apressado da narrativa e a execução descuidada, além de apontarem falta de autenticidade. Isso, sem dúvida, é consequência da saída de Kurt Sutter, showrunner criador original de Os Abandonados, que deixou a produção antes do fim das gravações da temporada inaugural após divergências criativas com executivos da Netflix.
Esse tipo de situação, não tão incomum assim em Hollywood, culmina em tramas capengas, resultado inevitável justamente por não contar com o idealizador do projeto na tomada de decisões definitivas e importantes acerca do desenvolvimento do enredo.
Sutter teria abandonado a série Os Abandonados por não concordar com as interferências impostas pelos engravatados da gigante do streaming, como a exigência de cortar cenas de um episódio e deslocá-las para outro capítulo, deixando a história, na visão do criador, sem pé nem cabeça.
Tanto que muitos críticos até elogiam a premissa. O carimbo da rejeição é dado porque a trama parece incompleta e mal desenvolvida ao longo dos sete episódios.
Dito isso, a possibilidade de uma segunda temporada existe (e não é pequena). Primeiro, há o fato de a história ter terminado totalmente aberta na conclusão da leva inicial. Ou seja, precisa de mais episódios para amarrar as tramas adequadamente.
Outro detalhe é a audiência. Se tiver o público que a Netflix considere suficiente e justificável, a encomenda deve vir. Entre os brasileiros, Os Abandonados estreou bem, na quarta colocação do ranking top 10 diário.
Questionada sobre o futuro da série, Gillian Anderson admitiu que nada deve avançar antes de a Netflix medir a recepção da primeira leva de capítulos. Já Lena Headey, em entrevista ao site TV Insider, demonstrou entusiasmo, dizendo que toparia retornar, sem hesitar. Anderson, por sua vez, foi mais cautelosa, apenas comentando um seco “vamos ver”. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br



