
As três temporadas de Absentia que estão disponíveis na Netflix, desde sexta-feira (14), são as únicas da série, que virou a nova sensação do momento. Lançado em 2017, o suspense policial chegou ao fim em 2020, fugindo do cancelamento e concluindo a narrativa nos próprios termos. Foi o que informou a atriz Stana Katic, protagonista da trama e integrante do time de produtores-executivos.
Em postagem no Instagram, em maio de 2021, Stana revelou que o plano original de Absentia sempre foi colocar o ponto-final na história após a terceira leva de episódios.
“Três temporadas foram o espaço perfeito para encerrar uma jornada bela, complexa e profundamente gratificante”, comentou a intérprete de Emily Byrne, agente do FBI. “Levamos nossa protagonista do papel de vítima ao de sobrevivente e, depois, ao de… mulher empoderada e dona do próprio futuro.”
A atriz contou também que a equipe criativa de Absentia chegou a considerar uma quarta temporada, mas acabou concluindo que a série sempre esteve destinada a ter, realmente, apenas três ciclos. Para Stana, não havia forma mais adequada de concluir a narrativa.
“Quando me perguntaram, em janeiro de 2017, se eu estava pronta para passar três anos na Bulgária gravando uma série de TV… Eu não fazia ideia do que me aguardava. Jamais poderia ter imaginado as parcerias criativas e as amizades que surgiriam e enriqueceriam minha vida”, comentou.
Absentia ressurgiu nos últimos dias, cinco anos após o encerramento, depois de entrar na Netflix. A série foi ganhando a cada dia mais público como se fosse inédita, mas não: no Brasil, ela passou despercebida por streamings obscuros (Crackle e Sony One) e fez parte da programação do canal AXN, na TV paga.
A atração fisga o espectador por causa de sua premissa bastante intrigante, que tem força para segurar a audiência. Anos após ser dada como morta, Emily Byrne (Stana) escapa das garras de um serial killer, descobre que a família seguiu adiante e que terá que provar sua inocência ao ser apontada como principal suspeita de uma onda de assassinatos. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br



