
Na quinta-feira (13), a Netflix lança uma série provocante. Entra na plataforma O Monstro em Mim, produção criada por Howard Gordon, o mesmo de Homeland, e que tem os atores Claire Danes (estrela de Homeland) e Matthew Rhys (The Americans) como protagonistas. A ideia da trama é fazer com que você seja mais prudente ao analisar uma situação, evitando julgar o outro pela aparência.
Esse é o recado dado pelo próprio Gordon, que dá a dica sobre a melhor maneira de acompanhar a minissérie, composta por oito episódios. Reforçando que o título em inglês, The Beast in Me, faz referência à música homônima de Johnny Cash, o showrunner comentou em entrevista à Netflix que a narrativa do drama tem uma nuance importante.
“A história fala, na verdade, sobre a cumplicidade que todos nós temos. Seja com Monica Lewinsky, Amanda Knox, Nile Jarvis ou qualquer outro, às vezes somos rápidos em tirar conclusões. Mas, quando somos forçados a enxergar a situação sob outro ângulo, será que temos humildade e compaixão para ouvir e revisar a narrativa?”
Gordon cita pessoas reais, como Monica e Amanda, que foram apedrejadas pela opinião pública prematuramente. Conforme cada caso foi se revelando mais complexo do que a aparência, ficou evidente que ambas as mulheres não eram os monstros que as outras pessoas desenharam. Talvez estavam projetando em Monica e Amanda o monstro que tinham dentro de si…
As duas têm suas respectivas histórias contadas em séries, caso alguém queira conferir. Monica é parte central da terceira temporada de American Crime Story, intitulada Impeachment. Já Amanda é objeto de investigação de A História Distorcida de Amanda Knox; ambas as atrações estão disponíveis no Disney+.
A trama de O Monstro em Mim
No enredo de O Monstro em Mim, Claire Danes vive Aggie Wiggs, uma aclamada escritora que afastou-se da vida pública desde a trágica morte de seu filho pequeno. Incapaz de escrever, ela se tornou um fantasma de si mesma.
Mas, num belo dia, ela encontra um assunto improvável para um novo livro quando a casa ao lado é comprada por Nile Jarvis (Rhys), um famoso e temido magnata do mercado imobiliário, que no passado foi o principal suspeito do desaparecimento de sua mulher.
Ao mesmo tempo horrorizada e fascinada por esse homem, Aggie se vê obcecada por buscar a verdade, perseguindo os demônios dele, enquanto foge dos seus próprios, em um perigoso jogo de gato e rato que pode acabar em tragédia. •

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br



