
O viciante suspense Lázaro, drama criado por Harlan Coben e disponível completo no Prime Video, realmente tem só seis episódios. Então, aquele final chocante (sem spoilers aqui) é, de fato, a conclusão da história, tratada desde o princípio como uma minissérie. Logo, não fique esperando uma segunda temporada, pois a chance de isso acontecer é quase nula.
Todas as produções televisivas com a assinatura do escritor Coben, a maioria disponível na Netflix, foram concebidas como obras fechadas, sem a intenção de seguir com múltiplas temporadas. Vale ressaltar, no entanto, que essas atrações da gigante do streaming são adaptações na íntegra de livros da coleção de Coben.
Já Lázaro é diferente, sendo uma criação única do autor para a plataforma da Amazon. Isso, tecnicamente, abre caminho para uma continuação.
O desfecho da narrativa de Lázaro, repleto de revelações e sem deixar grandes pontas soltas, foi planejado para encerrar o arco principal. “Acreditamos que o final é plenamente satisfatório”, justificou a produtora Nicola Schindler, em entrevista ao site TechRadar. “Todas as respostas estão lá. É uma trama que se sustenta por si só, ainda que o universo e os personagens despertem vontade de ver mais.”
Por sua vez, Coben deixou claro que não gosta de dar continuidade a qualquer história só para gerar uma nova leva de episódios: “A única coisa sobre a qual todos concordamos é que, se não acreditarmos que uma nova leva de episódios será tão boa ou melhor que a primeira, preferimos seguir em frente com outro projeto.”
“Se o público assistir, pedir mais e surgir uma ideia da qual todos gostemos, ótimo. Caso contrário, não vamos forçar.”
•

João da Paz é editor-chefe do site Diário de Séries. Jornalista pós-graduado e showrunner, trabalha na cobertura jornalística especializada em séries desde 2013. Clique aqui e leia todos os textos de João da Paz – email: contato@diariodeseries.com.br